Secretário-geral da ONU visita Portugal em maio

| País
Porto Canal com Lusa

Beja, 23 abr (Lusa) -- O Presidente da República revelou hoje que o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, vai estar em Portugal "dentro de duas semanas", ocasião que o chefe de Estado vai aproveitar para promover a candidatura "muito forte" de Guterres àquele organismo.

"Em princípio está prevista a vinda dentro de duas semanas" e "vai ser uma boa oportunidade para falar da candidatura nacional de António Guterres. É uma candidatura muito forte", disse Marcelo Rebelo de Sousa.

Durante uma visita ao certame agropecuário Ovibeja, que está a decorrer até segunda-feira em Beja, o Presidente da República, questionado pelos jornalistas, confirmou que o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, vai estar em Portugal, em maio.

"Vou receber várias visitas [em maio]. Uma delas, que vem a Portugal para estar também com o primeiro-ministro e com o Presidente da República, é Ban Ki-moon, que está numa visita de despedida como secretário-geral das Nações Unidas", disse Marcelo Rebelo de Sousa.

Prometendo abordar a candidatura de Guterres a secretário-geral da ONU com o ainda titular do cargo, o Presidente da República elogiou o antigo primeiro-ministro português, que na última década foi Alto-Comissário das Nações Unidas para os Refugiados.

António Guterres "esteve magnífico nas audições [na assembleia-geral da ONU, já este mês]. Penso que tem condições para, realmente, conseguir um apoio crescente e isso seria muito bom para Portugal" e "seria muito bom para as Nações Unidas", argumentou Marcelo Rebelo de Sousa.

RRL/LL // JLG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Fisco avisa contribuintes para emails falsos sobre pagamento de reembolsos

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou para o envio de ‘emails’ fraudulentos sobre pagamento de reembolsos ou de que a declaração entregue foi considerada inválida, avisando os contribuintes para as apagarem e não acederem aos ‘links’ fornecidos.

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extra nas urgências 

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

151 milhões de euros em jogo: eis a chave do Euromilhões

Já são conhecidos os números e estrelas do sorteio de Euromilhões desta sexta-feira. Para o sorteio 033/2024 estão em jogo 151 milhões de euros, depois de não terem existido totalistas no sorteio de 23 de abril.