Receitas eletrónicas ultrapassam as metas previstas

Receitas eletrónicas ultrapassam as metas previstas
| País
Porto Canal (MYG)

As receitas eletrónicas (sem papel) já foram prescritas a mais de um 1,3 milhões de utentes, correspondendo a 40% das receitas prescritas no Serviço Nacional de Saúde. Esta inovação entrou em vigor a 1 de abril e já ultrapassou as metas fixadas, defende o Ministério da Saúde.

Num comunicado, o Ministério da Saúde faz "um balanço muito positivo dos primeiros dias de aplicação" da receita eletrónica no Serviço Nacional de Saúde (SNS). Até 22 de abril, em média 60 mil utentes por dia receberam receitas desmaterializadas, o que corresponde a cerca de 400 mil embalagens de medicamentos por dia.
Atualmente, mais de 90% do total de farmácias portuguesas (2700 farmácias) já fazem a dispensa de medicamentos em Receita Sem Papel e 5442 médicos passaram a emitir as suas receitas por esta via, acrescenta o comunicado do SNS.
"Os dados agora conhecidos revelam a ultrapassagem das metas fixadas, comprovando a adesão a um dos principais objetivos de modernização do SNS tendo em vista a transparência e a simplificação de processos", refere o Ministério da Saúde.
A prescrição exclusiva através de receita eletrónica sem papel em todo o SNS é obrigatória desde 1 de abril e, para os portugueses conseguirem levantar a medicação têm de apresentar o cartão de cidadão.

+ notícias: País

Ministro da Educação disponível para devolver 20% por ano aos professores

O ministro da Educação mostrou-se, esta quinta-feira, disponível para negociar a recuperação do tempo de serviço, explicando que a proposta do Governo prevê começar a devolução este ano e os restantes 80% nos próximos quatro anos da legislatura.

Ministério da Saúde convoca médicos para iniciarem negociações

O Ministério da Saúde convocou os sindicatos médicos para a primeira reunião negocial no dia 26 de abril de manhã, anunciaram esta sexta-feira as estruturas sindicais.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".