PR "muito esperançado" em reação positiva de Bruxelas às perspetivas do Governo

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 19 abr (Lusa) - O Presidente da República disse hoje estar "muito esperançado" de que seja positiva a reação da Comissão Europeia às perspetivas económicas do Governo contidas no Programa de Estabilidade e no Programa Nacional de Reformas.

"Esta é uma semana importante nas relações com a Europa uma vez que, ouvidos os partidos hoje, haverá aprovação em Conselho de Ministros dos dois documentos fundamentais para os próximos anos [Programa de Estabilidade e Programa Nacional de Reformas] que irão ao parlamento e que seguirão para Bruxelas", disse Marcelo Rebelo de Sousa aos jornalistas no Terreiro do Paço, em Lisboa, após a inauguração do Museu do Dinheiro.

O Presidente da República disse estar "muito esperançado de que a reação da Comissão Europeia seja positiva" e que "olhando para a situação portuguesa, para a situação em termos macroeconómicos e também em termos de previsões para o futuro próximo, que haja uma concordância de números".

"Se for isso assim, é uma boa notícia para Portugal e espero que se venha a concretizar nas próximas semanas", disse.

JF // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.