PIB cresceu 0,3% em cadeia e 1,1% em termos homólogos no primeiro trimestre - ISEG

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 18 abr (Lusa) - O Grupo de Análise Económica do ISEG estima que a economia portuguesa tenha crescido 0,3% em cadeia e 1,1% no primeiro trimestre de 2016 face ao mesmo trimestre do ano anterior.

"Estima-se que no primeiro trimestre de 2016 o Produto Interno Bruto (PIB) poderá ter crescido 1,1% em termos homólogos e 0,3% em cadeia", afirma o Grupo de Análise Económica do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), na síntese de conjuntura de abril, divulgada hoje.

Para os economistas do ISEG, o primeiro trimestre foi "atípico, influenciado por acontecimentos particulares", detetando um "crescimento homólogo mais forte do consumo privado, menor formação bruta de capital fixo (mais material de transporte, mas menos construção) e um contributo mais negativo da procura externa líquida".

Assim, o impacto final sobre o crescimento do PIB apresenta-se "tendencialmente inferior ao do trimestre anterior", refere o grupo do ISEG, salvaguardando que a estimativa é feita com dados disponíveis até 14 de abril.

"A evolução dos indicadores de clima em Portugal mostra alguma indefinição em relação ao andamento da economia portuguesa no primeiro trimestre de 2016, mas esteve melhor que os correspondentes indicadores para a área euro, caracterizados por uma descida", afirmam os economistas do ISEG.

O ISEG prevê que o Produto Interno Bruto (PIB) português cresça entre 1,5% e 1,9% em 2016, dependendo do desempenho da economia europeia e mundial e de maior ou menor fuga do crescimento da procura interna para o exterior.

No Orçamento do Estado para 2016, o Governo estima que o PIB avance 1,8% este ano, mais otimista do que as organizações internacionais (o Fundo Monetário Internacional antecipa um crescimento económico de 1,4% e a Comissão Europeia de 1,6%), mas também do que do Banco de Portugal, que estima um crescimento de 1,5% do PIB.

Por sua vez, o Núcleo de Estudos de Conjuntura da Economia Portuguesa (NECEP) da Universidade Católica é o mais pessimista face às previsões de crescimento económico este ano, estimando que o PIB cresça 1,3% em 2016.

SP (ND)// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.