Mais de mil pessoas na rua em Bruxelas contra terror e ódio

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 17 abr (Lusa) -- Mais de mil pessoas estavam pelas 14:30 locais (13:30 em Lisboa) reunidas na Gare do Norte, em Bruxelas, para iniciar a marcha contra o terror e ódio e lembrar as vítimas dos atentados de 22 de março, numa iniciativa da sociedade civil.

Visíveis são sobretudo as cores nacionais da Bélgica -- preto, vermelho e o amarelo -- quer em bandeiras, quer em pinturas faciais. Em muitos casacos foram colados autocolantes com a frase "Hart boven haat" (Coração acima do ódio).

A tradução foi feita à agência Lusa por um dos muitos voluntários que organizaram esta marcha: Arno Kempynck, de Antuérpia.

O jovem explicou acreditar "nas boas intenções" de todos os que se juntam esta tarde para um cortejo de quase dois quilómetros, mas, ainda assim, indicou ter havido grande comunicação com a polícia, para além de haver a garantia de acompanhamento da manifestação ao longo de todo o trajeto por seguranças voluntários que a organização do protesto reuniu.

Depois de várias iniciativas locais, diversas associações decidiram ser altura de uma "mensagem nacional", acrescentou Arno Kempynck, comentando ainda que "a primeira fase do luto já passou e que agora a mensagem deve ser a da unidade e diversidade".

Envergando o 'hijab' (lenço) muçulmano, um grupo de amigas trouxe os filhos para também marcar presença. As crianças seguravam balões com as cores da bandeira belga.

À agência Lusa, Anissa, uma das manifestantes desse grupo de amigas, justificou a sua presença dizendo que é "contra o ódio".

"Vimos passar a mensagem de que estamos todos unidos pela paz", explicou Anissa, notando que não deve ser a religião a reivindicar os ataques terroristas, porque podia ser a família de qualquer muçulmano a viajar no metro ou à espera de embarcar num avião.

Nesta manifestação participam sobreviventes, famílias de vítimas e representantes de várias confissões religiosas.

Mostrando a multiculturalidade da cidade, também se multiplicam pelos manifestantes cartazes com o recado em inglês "Keep calm and love Belgium" (Mantenha a calma e ame a Bélgica), enquanto palavras de ordem são gritadas em francês "Toutes ensembles, toutes ensembles" (Todos juntos, todos juntos).

PL // SO

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.