Em Portugal os impostos sobem, mas o salário não

Em Portugal os impostos sobem, mas o salário não
| Economia
Porto Canal (LYF)

Um estudo da OCDE, denominado de “Taxing Wages”, revelou que nos anos de 2014 e 2015 Portugal foi o país que teve um maior agravamento do peso fiscal sobre os ordenados mensais. O estudo contou com uma análise detalhada às variações de impostos sobre salários nos países membros.

A carga fiscal aumentou 0,86 pontos percentuais no ano passado nos casos em que o contribuinte não tem filhos e que tem um salário que ronda a média nacional.

Este aumento, garante o referido estudo, deveu-se ao agravamento do IRS, uma vez que a variação na TSU foi nula tanto para os trabalhadores como para os patrões.

Na prática, os impostos passaram a tirar 42,1% do rendimento a um português sem filhos, o que significa o 11º valor mais alto entre os países da OCDE.

No caso dos contribuintes com filhos, a carga fiscal é mais leve, estando no 13º nível mais alto do estudo.

Relativamente apenas ao IRS, Portugal está ligeiramente acima da média da OCDE, ocupando o 15º lugar, com uma percentagem de 14% de imposto, enquanto a TSU dos trabalhadores é de 8,9%, 14º lugar, e a dos patrões é de 19,2%, 12º lugar.

Os salários, esses não sobem, o que agrava mais o peso dos impostos para os portugueses.

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.