PCP defende que se discuta política cultural mais do que "episódio" da saída

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 08 de abr (Lusa) -- O PCP defendeu hoje a necessidade de se discutir a política cultural, mais do que comentar-se o "episódio" que deu origem à demissão do ministro da Cultura, João Soares.

"Mais do que comentar episódios - o que originou a demissão - interessa-nos discutir a política cultural que é seguida. Mais do que focar-nos no episódio que envolveu o ministro temos que nos focar em qual será a política que o próximo titular da pasta vai seguir", afirmou hoje a deputada Ana Mesquita aos jornalistas no Parlamento.

João Soares pediu hoje a demissão do Governo ao primeiro-ministro, António Costa, invocando razões de solidariedade com o executivo, decisão que foi aceite. O pedido surgiu na sequência de ameaças de agressão física aos comentadores Augusto M. Seabra e Vasco Pulido Valente, do jornal "Público", feitas pelo demissionário na sua página na rede social Facebook.

Para o PCP, "o próximo ministro da Cultura tem que se focar na promoção de uma política cultural que respeite a Constituição, e, portanto, que promova a produção e formação culturais, e que promova uma política de diálogo com os intervenientes na Cultura".

"Que ouça todos na construção daquilo que é a política do setor. Que opte por um caminho de construção e de passos dados com firmeza no sentido da construção de um serviço público de Cultura bem financiado e que pugne por aquilo que é a necessidade, por exemplo, de dotar a Cultura de um por cento do Orçamento do Estado", referiu ainda Ana Mesquita.

JRS // SMA

Lusa/fim

+ notícias: Política

Assembleia do Livre aprova lista para as europeias com mais abstenções do que votos a favor

A Assembleia do Livre aprovou esta noite a lista de candidatos às eleições europeias, encabeçada pelo investigador Francisco Paupério, com 13 votos a favor, 18 abstenções e seis contra.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".