Viriato inspira espetáculo de teatro de rua que será apresentado em Viseu

| País
Porto Canal com Lusa

Viseu, 05 abr (Lusa) -- Um espetáculo de teatro de rua inspirado no herói lusitano Viriato, que contará com a participação de mais de 200 pessoas, é uma das novidades da programação deste ano da Feira de S. Mateus, em Viseu.

O projeto "Viver Viriato", hoje apresentado em conferência de imprensa, é liderado pelo Trigo Limpo Teatro ACERT, de Tondela, e envolverá uma dezena de parceiros.

O ator e encenador Pompeu José congratulou-se por o município de Viseu ter desafiado o Trigo Limpo Teatro ACERT a encontrar uma forma de celebrarem em conjunto os 40 anos da companhia teatral.

Segundo Pompeu José, para comemorar o aniversário foi criado um novo espetáculo de teatro de rua, "O pequeno grande polegar ou a história de um menino pequeno no mundo dos grandes", que terá como personagem principal um menino, uma marioneta gigante que se vai locomover.

Ao todo, serão realizados cinco espetáculos durante o período da Feira de São Mateus, três dos quais nos dias de abertura e de encerramento da Feira, a 05 de agosto e 11 de setembro, respetivamente, e no Dia de Viriato, a 28 de agosto.

São parceiros neste projeto o Cine Clube de Viseu, o Teatro Viriato, a Companhia Paulo Ribeiro, o Conservatório Regional de Música, a ZunZum, o Teatro Regional de Montemuro, a Girassol Azul, a companhia DeMente e o Politécnico de Viseu, este no que respeita à componente de engenharia associada à construção da marioneta gigante.

O ator explicou que "cada parceiro vai trabalhar com uma franja da comunidade", dando continuidade ao que já tem vindo a fazer e transformando isso "num espetáculo de rua de grandiosidade".

O espetáculo foi idealizado de forma a permitir a integração da arquitetura local, de música ao vivo, da participação comunitária de atores e músicos e até da gastronomia.

"Quando o Viriato comer um viriato (bolo) vai ser engraçadíssimo", gracejou.

Durante o seu percurso, o Trigo Limpo tem desenvolvido uma vertente de criação teatral de rua muito marcada pela envolvente comunitária. Exemplo disso são espetáculos como a Queima e Rebentamento do Judas, o Memoriar, o Golpe d'Asa, o Pinóquio e A Viagem do Elefante.

O presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, disse que este projeto resulta de "um sonho cúmplice que se transformou num diálogo construtivo", que se alargou à participação de vários agentes culturais da região.

O autarca sublinhou que este projeto se insere no objetivo de renovar a programação e a oferta cultural da Feira de São Mateus, tornando-a "num espaço cada vez mais marcante".

AMF // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.