AIP organiza quarta-feira "maior concentração empresarial" feita em democracia

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 08 out (Lusa) -- A Associação Industrial Portuguesa (AIP) vai organizar, na quarta-feira, a convenção "Sobreviver e Crescer", que o presidente, José Eduardo Carvalho, define como "a maior concentração empresarial feita depois do 25 de abril".

O evento, organizado em parceria com 12 associações empresariais regionais e a decorrer no Centro de Congressos de Lisboa, pretende "mobilizar todos os sobreviventes do processo de ajustamento e [para que] sejam os protagonistas e atores da reflexão sobre os problemas que afetam as empresas e as condições que podem ser exigidas para facilitar a recuperação".

A abertura da convenção, que já conta com mais de 1.800 inscritos, vai estar a cargo do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, seguindo-se quatro painéis temáticos (Custos de financiamento e de produção, qualidade da gestão em Portugal, dinamização do mercado interno e inovação e exportação) que vão ser comentados por quatro antigos ministros: Daniel Bessa, Álvaro Barreto, Pina Moura e Mira Amaral.

Os painéis vão ser compostos por mais de 20 empresários "de Bragança ao Algarve, tudo gente que conseguiu, durante este processo, apesar de algumas condições 'descompetitivas', sobreviver", explicou à Lusa José Eduardo Carvalho.

O presidente da AIP ressalva que as organizações representativas do mundo empresarial "têm tido um conjunto de intervenções" que contribuíram para a discussão, mas acredita ser necessário apesar disso "reunir um evento com esta mobilização para se ouvir bem quais são as reais necessidades".

TDI // ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.