Contaminação do ar cancela voos em Pequim

| Mundo
Porto Canal / Agências

Pequim, 06 out (Lusa) - A elevada contaminação e neblina que se registam em Pequim obrigaram hoje a cancelar 13 voos que partiam da capital chinesa e forçar 29 chegadas a derivar para aeroportos próximos, informou a estação oficial chinesa CCTV.

As condições atmosféricas de Pequim e outras zonas do norte da China devem-se à "densa neblina" na versão oficial das autoridades, mas medições da qualidade do ar feitas por outras fontes como a embaixada norte-americana indicam que a capital chinesa tem um nível de contaminação do ar "perigoso", tendo aconselhado os seus nacionais a não realizarem atividades ao ar livre.

Além do cancelamento de voos, foram ainda cortadas dezenas de autoestradas interprovinciais, entre elas algumas estradas que ligam Xangai e Pequim ou com Harbin, no norte do país.

As medidas coincidem com o sexto e penúltimo dia da "Semana Dourada" durante a qual o país celebrou os 64 anos da implantação da República Popular e na qual milhões de chineses aproveitaram para férias, iniciando agora o movimento de regresso.

De acordo com a Xinhua, a visibilidade na capital é inferior a mil metros no centro da cidade, caindo para entre 250 a 500 metros junto ao aeroporto, localizado nos arredores.

JCS // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.

Dona do TikTok garante não ter planos para vender apesar de ultimato dos EUA

A empresa chinesa ByteDance garantiu esta sexta-feira não ter intenção de vender o TikTok, apesar de Washington ameaçar proibir a plataforma de vídeos nos Estados Unidos caso não corte os laços com a China.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.