Teatro da Cidade estreia-se no Teatro do Bairro Alto com "Os Justos", de Camus

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 28 mar (Lusa) -- O grupo Teatro da Cidade estreia-se na quarta-feira, em Lisboa, levando à cena a peça "Os Justos", de Albert Camus, numa encenação coletiva, no Teatro do Bairro Alto, em Lisboa.

A apresentação do Teatro da Cidade, no palco habitual d'A Cornucópia, partiu de um convite deste grupo, liderado pelo encenador Luís Miguel Cintra, visando um acompanhamento artístico do trabalho daquele coletivo recentemente formado.

Em comunicado, A Cornucópia afirma: "No seguimento do contacto com um grupo de jovens atores recém-formados, mas que já há dois anos têm vindo a trabalhar regularmente no Teatro da Cornucópia, surgiu o desejo de acompanhamento artístico do trabalho por eles realizado".

"Assim não somente nos propusemos a apresentar o resultado da sua iniciativa, como procedemos a uma cedência deste espaço e da nossa estrutura" para o desenvolvimento do projeto, por forma "a viabilizar a possibilidade de criação de um grupo de jovens atores que desejam trabalhar em torno de um projeto comum", remata A Cornucópia.

No mesmo comunicado, o Teatro da Cidade afirma que surgiu "como sintoma de afinidades artísticas e pessoais".

O grupo foi constituído no ano passado por Bernardo Souto, Guilherme Gomes, João Reixa, Nídia Roque e Rita Cabaço, após terem terminado a licenciatura na Escola Superior de Teatro e Cinema, em Lisboa.

"Passado um ano, e com a consciência mais clara da identidade do grupo", estreia na quarta-feira "Os Justos", de Albert Camus, segundo tradução de António Quadros, com um elenco, que, além dos fundadores, inclui André Pardal e Ricardo Alas.

Para o Teatro da Cidade, a companhia de Luís Miguel Cintra e Cristina Reis "é não só uma importante referência, como tem um papel fundamental na formação deste grupo".

Quanto à escolha do texto "prende-se com a qualidade humanista do pensamento 'camusiano'", afirma o Teatro da Cidade.

"O espetáculo surge assim como uma oportunidade para refletir a condição humana, ética e política. Servindo-nos das questões que Camus atribuiu a este grupo de revolucionários russos no início do século XX, espelhamos em corpos e vozes contemporâneos preocupações iminentes que não se limitam a um lugar ou uma data", afirma o Teatro da Cidade em comunicado.

Tal como a encenação também o cenário, os figurinos são uma criação coletiva, mas "com apoio da equipa do Teatro da Cornucópia", enquanto o desenho de luiz contou com o apoio de Rui Seabra

O espetáculo fica em cena até 10 de abril.

NL // MAG

LUsa/Fim

+ notícias: País

Boas notícias para os automobilistas? Conheça a previsão para os preços dos combustíveis na próxima semana

Depois de uma semana em que o preço dos combustíveis seguiu direções opostas, com um aumento no da gasolina e uma queda no gasóleo, a partir de segunda-feira as notícias são positivas para os automobilistas.

Fisco avisa contribuintes para emails falsos sobre pagamento de reembolsos

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou para o envio de ‘emails’ fraudulentos sobre pagamento de reembolsos ou de que a declaração entregue foi considerada inválida, avisando os contribuintes para as apagarem e não acederem aos ‘links’ fornecidos.

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extra nas urgências 

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.