Questão metodológica com BdP explica adiamento da notificação dos défices excessivos

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 24 mar (Lusa) - O INE esclareceu hoje que o adiamento da primeira notificação do Procedimento dos Défices Excessivos (PDE) se deve "exclusivamente" ao tratamento metodológico dos dados relativos à dívida pública que está a realizar com o Banco de Portugal.

O Instituto Nacional de Estatística (INE) tinha previsto enviar hoje esta primeira notificação do PDE, na qual reporta a Bruxelas o primeiro apuramento do saldo orçamental registado no ano de 2015, mas acabou por adiar este envio para 31 de março "dado não estar disponível toda a informação necessária", segundo indica na sua página na internet.

No entanto, num esclarecimento enviado à Lusa, o INE refere que este adiamento "não é da responsabilidade do Ministério das Finanças, devendo-se exclusivamente ao facto de o INE e o Banco de Portugal estarem a finalizar o tratamento metodológico e a consequente compilação dos dados da dívida pública para os quadros associados à notificação".

Também o Banco de Portugal indicou, numa nota hoje emitida, que "fez, nos prazos acordados, o apuramento dos dados relativos ao cálculo da dívida pública de 2015, que disponibilizou ao INE para efeitos da preparação da primeira notificação do PDE".

A instituição liderada por Carlos Costa acrescenta que "subsiste uma questão de natureza metodológica que está a ser tratada entre o Banco de Portugal e o INE", necessária para a finalização desta notificação.

ND // ATR

Lusa/fim

+ notícias: Política

Mortágua acusa Governo de acumular "equivocos, danças de cadeiras e más escolhas"

A coordenadora do BE, Mariana Mortágua, considerou esta quarta-feira que, um mês após entrar em funções, "o Governo acumulou equívocos, danças de cadeiras e más escolhas" e prometeu lutar contra o regresso do Serviço Militar Obrigatório.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".