Relação mantém condenação a vizinho de bar incomodado com barulho

| País
Porto Canal / Agências

Espinho, 04 out (Lusa) - A Relação do Porto manteve a condenação a um homem de 67 anos que destruiu o equipamento de som de um bar situado próximo da sua residência, em Espinho, por estar irritado com o barulho.

Os factos remontam à madrugada de 23 de outubro de 2011, quando cerca da 01:20, o homem saiu de casa, em pijama, dirigindo-se à esplanada do café, onde estava a decorrer um espetáculo de música ao vivo, e derrubou as colunas de som e o projetor de luzes.

Em janeiro passado, o arguido foi condenado pelo tribunal de Espinho a pagar uma multa de 1.050 euros, por um crime de dano. O tribunal condenou ainda o arguido a pagar uma indemnização aos lesados de cerca de dois mil euros.

Inconformado com a sentença, o arguido recorreu para a Relação do Porto alegando que agiu em legítima defesa, porque o barulho proveniente do espetáculo de música ao vivo era "objetivamente perturbador do sossego das pessoas" e ultrapassava "aquilo que é legalmente permitido".

No documento, a defesa do idoso realça que o arguido há vários meses se queixava do barulho provocado pelos espetáculos de música tanto aos donos do café, como às autoridades policiais e camarárias.

"Atendendo à idade do arguido, ao estado de exaltação, à recorrência dos espetáculos de música ao vivo, à inércia das autoridades, temos que conceder que a conduta do arguido foi adequada a impedir a violação do seu, inalienável, direito ao descanso e repouso", lê-se no recurso.

Os juízes da Relação entenderam, no entanto, que mesmo que tivesse ocorrido uma agressão do direito do arguido ao seu sossego, não se apurou que tal agressão tenha sido ilícita.

Além de não ter ocorrido qualquer quantificação do barulho provocado, o tribunal da Relação lembra que a assistente possuía uma licença especial de ruído, emitida pela Câmara Municipal, que lhe permite levar a cabo espetáculos de música ao vivo, negando, assim, provimento ao recurso apresentado.

JYDN // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: País

Boas notícias para os automobilistas? Conheça a previsão para os preços dos combustíveis na próxima semana

Depois de uma semana em que o preço dos combustíveis seguiu direções opostas, com um aumento no da gasolina e uma queda no gasóleo, a partir de segunda-feira as notícias são positivas para os automobilistas.

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.