Câmara de Fafe continua a comemorar 5 de outubro apesar do fim do feriado

| Norte
Porto Canal / Agências

Fafe, 01 out (Lusa) - A Câmara de Fafe vai continuar a comemorar o 5 de outubro, apesar de o Governo ter decidido acabar com o feriado alusivo à implantação da República, informou hoje o Município.

"Apesar de não ser dia feriado, a Câmara de Fafe volta a evocar a data histórica da proclamação do regime republicano em Portugal, o que vem fazendo desde há mais de três décadas", refere um comunicado da autarquia.

Este ano, as comemorações decorrerão nos dias 4 e 5 e incluirão a habitual sessão solene evocativa da efeméride e a inauguração das novas instalações do Arquivo Municipal.

As novas instalações nasceram no palacete do ex-Grémio, num investimento de 1,2 milhões de euros.

"É a primeira vez que o arquivo municipal dispõe de instalações adequadas", acrescenta o comunicado.

O palacete, um imóvel "brasileiro" edificado em 1912, foi recuperado e ampliado.

O novo Arquivo completa um quarteirão cultural, integrado ainda pela Casa Municipal da Cultura e pela Biblioteca Municipal.

As comemorações do 5 de outubro incluem ainda a inauguração da praia fluvial e zona de lazer de Calvelos, que 143 mil euros, e do arranjo urbanístico da Igreja de Antime, orçado em 200 mil euros.

No dia 4, haverá a Festa do Desporto, que compreende a entrega do Prémio Desportivo Câmara Municipal de Fafe e do Troféu "Não à Violência - Viva o Desporto", relativos à época 2012/2013 e que junta habitualmente centenas de desportistas locais.

VCP // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

UNIR reforça rede em Gondomar com três novas linhas

Gondomar vai ter, a partir de 2 de maio, todas as linhas da rede UNIR previstas em funcionamento. Vai ser o primeiro concelho da Área Metropolitana do Porto nessa situação, com a entrada em circulação das linhas 8033, 8034 e 8040, escreve esta sexta-feira o Jornal de Notícias.

Criança atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de oito anos foi atropelada ao final da tarde desta quinta-feira em Portela, Vila Nova de Famalicão.