José Soeiro (BE) diz ter tido "dupla derrota" no Porto

| Política
Porto Canal / Agências

Porto, 30 set (Lusa) -- O candidato do Bloco de Esquerda (BE) à Câmara do Porto, José Soeiro, assumiu que o partido sofreu uma "dupla derrota" ao não conseguir eleger um vereador e reduzir o número de votos.

"Não conseguimos eleger um vereador, que era o nosso primeiro objetivo, e baixámos a votação, perdendo representação na cidade do Porto", afirmou o candidato, depois de conhecer os resultados oficiais para o concelho.

Este ano, o BE obteve 3,60% (4.166 votos) nas eleições autárquicas do Porto, contra 4,98% (6.552 votos) em 2009.

José Soeiro referiu que o partido terá de fazer uma "leitura detalhada" da redução na votação para encontrar caminhos de "maior enraizamento e reforço" do eleitorado.

"Queremos contrariar a perda de representação, pelo que termos tido uma derrota não significa que deixemos de participar e dar voz às lutas da cidade", frisou.

E, acrescentou, "continuamos comprometidos com a luta pelos equipamentos públicos, saúde, educação, habitação e ação social".

Sobre a vitória do independente Rui Moreira, José Soeiro reafirmou que "parte da direita" dos 12 anos de governação de Rui Rio, presidente cessante, continuará a comandar os destinos do Porto, não sendo isso uma boa notícia.

"Como não obteve maioria absoluta vai ter de se aliar, por isso, vamos aguardar para ver como fica o executivo", salientou.

O candidato bloquista classificou ainda a derrota de Luís Filipe Menezes, candidato pelo PSD/MPT/PPM, como uma "penalização" dos cidadãos à política de austeridade do atual Governo.

SYF // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.