PS torna-se no partido maioritário no distrito de Vila Real

| Política
Porto Canal / Agências

Vila Real, 30 set (Lusa) -- O PS tornou-se hoje no partido com maior número de câmaras no distrito de Vila Real, depois de ganhar mais duas autarquias e passar a gerir oito dos 14 municípios do concelho.

A grande vitória do PS no distrito transmontano foi a conquista da presidência da Câmara de Vila Real, após 38 anos de poder autárquico em Portugal.

O candidato pelo PS à Câmara de Vila Real, Rui Santos, reclamou uma "vitória histórica" e até foi celebrar para a escadaria do edifício dos Paços do Concelho, onde discursou gritando: "A partir de agora esta porta vai estar aberta para todos".

António Carvalho, cabeça de lista do PSD, assumiu que "não esperava" a derrota e garantiu que vai assumir o cargo de vereador e ficar atento a tudo o que acontecer em Vila Real.

Nestas eleições, o PSD não pode recandidatar seis dos sete presidentes de câmara que tinha no distrito.

O PS aproveitou a oportunidade deixada em aberto pela mudança de rostos nestas autárquicas em Vila Real e Ribeira de Pena, onde Rui Vaz Alves reconquistou o município 12 anos depois.

Os socialistas mantiveram a liderança nos concelhos de Mondim de Basto, Mesão Frio e Sabrosa, onde recandidataram Humberto Cerqueira, Alberto Pereira e José Marques, bem como em Santa Marta de Penaguião e Montalegre, Murça, onde os vice-presidentes Luís Machado, Orlando Alves e José Maria Costa, lideraram as candidaturas.

Já em Alijó, foi o PSD que ganhou as eleições ao PS com Carlos Jorge Magalhães, regressando ao poder 20 anos depois.

No distrito, o PSD manteve ainda a presidência da Câmara de Peso da Régua, com Nuno Gonçalves, e voltou a vencer em Chaves (António Cabeleira), Boticas (Fernando Queiroga), Valpaços (Amílcar Correia) e Vila Pouca de Aguiar (Alberto Machado).

PLI // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.