Comunidade Intermunicipal de Aveiro vai analisar prejuízos das cheias

| Norte
Porto Canal com Lusa

Aveiro, 18 fev (Lusa) -- As consequências das recentes inundações vão ser discutidas na próxima reunião do Conselho Intermunicipal da Região de Aveiro, que se realiza segunda-feira em Albergaria-a-Velha, revelou hoje à Lusa fonte da Comunidade Intermunicipal.

A área da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) foi uma das mais afetadas pelos recentes temporais, nomeadamente a zona de Águeda, devido ao Rio do mesmo nome ter galgado o seu leito, Angeja (Albergaria-a-Velha), onde o Rio Vouga inundou os campos e se registou uma vítima mortal, e Estarreja, cujo acesso sul esteve cortado devido à subida do nível das águas do Rio Antuã.

Segundo disse à Lusa a mesma fonte, ainda não é possível avaliar completamente os prejuízos, porque ainda há campos no Baixo Vouga Lagunar que estão submersos, mas há estruturas hidráulicas que foram danificadas.

O tema deverá ser abordado na próxima reunião do Conselho Intermunicipal, que quererá avançar com um levantamento dos prejuízos causados pelas inundações, que afetaram os agricultores da zona.

O ministro da Agricultura, Capoulas Santos, garantiu há dias que haverá "soluções financeiras" para os agricultores afetados pelo mau tempo, "no quadro da política nacional e dos instrumentos financeiros da política agrícola comum (PAC)", mas referiu-se apenas às regiões do Douro e Mondego, sem qualquer alusão aos campos do Baixo Vouga.

MSO // MSP

Lusa / Fim

+ notícias: Norte

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.

Criança atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de oito anos foi atropelada ao final da tarde desta quinta-feira em Portela, Vila Nova de Famalicão.