Urnas abriram mais tarde nalgumas freguesias de Chaves, Vila Real e Évora

| Política
Porto Canal

A votação para as eleições autárquicas começou com atraso em pelo menos duas freguesias de Chaves, uma de Vila Real e na assembleia de voto instalada na escola André de Resende, em Évora, segundo fontes policiais e autárquicas.

O furto dos boletins de voto em Roriz, no concelho de Chaves, atrasou a votação naquela freguesia, mas a situação deve ficar normalizada por volta das 10:00, disse à Lusa fonte da autarquia.

Fonte da GNR confirmou que os documentos foram furtados do interior da sede da junta de Roriz, por arrombamento.

O presidente da Câmara de Chaves, João Batista, explicou que, quando aquela mesa de voto abriu esta manhã, se verificou que faltava a documentação, entre boletins de voto, atas ou editais.

Por isso mesmo, segundo o autarca, foi preparado um novo envelope com os documentos, o qual já foi enviado para o local.

No distrito de Vila Real, registaram-se também atrasos nas aberturas das urnas em Couto de Ervededo, concelho de Chaves, e Borbela, em Vila Real.

Segundo a GNR, em Couto de Ervededo, houve uma troca de chaves, o que atrasou a abertura da porta do local onde se já procede normalmente ao ato eleitoral.

Já na secção de voto nº4 de Borbela, também se verificou um atraso na abertura da porta do local, que teve que ser arrombada, atrasando todo o processo, desde a instalação da urna à contagem dos boletins de voto.

Neste local, o primeiro eleitor votou às 08:47.

Já em Évora, o início da votação na assembleia de voto instalada na escola André de Resende atrasou entre 10 a 15 minutos, devido à falta de boletins de voto para a Assembleia Municipal, disseram à agência Lusa fontes policiais e autárquicas.

Às 08:00, já havia eleitores a aguardar a abertura das urnas, o que aconteceu depois da chegada dos boletins para a Assembleia Municipal, passando a votação a decorrer normalmente.

Este é um dos locais de voto na União de Freguesias de Bacelo e Senhora da Saúde, no concelho de Évora.

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.