Inundações, quedas de ramos, de árvores e de telhas no distrito do Porto

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 14 fev (Lusa) -- Inundações, quedas de telhas, de ramos, de chaminés e de algumas árvores foram as principais ocorrências provocadas pelo mau tempo no distrito do Porto, disseram à Lusa fontes dos bombeiros e de outras autoridades.

O Centro Distrital de Operações de Socorro do Porto referiu que não há nenhuma situação grave a registar, nem que tenha provocado danos materiais significativos.

De acordo com os Sapadores do Porto e de Gaia, a noite foi considerada normal para as condições atmosféricas verificadas e só ao início da manhã os pedidos de auxílio começaram a chegar em maior número, a maior parte dos quais devido a quedas de telhas, de chaminés, pequenas inundações e "duas ou três" quedas de árvores.

"Há sobretudo chapas e muitos ramos de árvores na via pública", disse a fonte dos Sapadores do Porto.

Fonte da Capitania do Douro disse à Lusa que a possibilidade de eventuais cheias nas zonas ribeirinhas do rio Douro ainda não está excluída, mas para já "não há motivos de preocupação".

Fonte da Polícia Marítima de Leixões disse também que não se registou nenhuma ocorrência significativa provocada pelo mau tempo.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou hoje sete distritos do país sob 'Aviso Vermelho' (o aviso mais grave do IPMA, numa escala de quatro, que indica situações meteorológicas de risco extremo), até segunda-feira devido à previsão de agitação marítima, com ondas que podem atingir os 14 metros.

O IPMA colocou também dez distritos sob aviso meteorológico laranja, o segundo mais grave aviso de uma escala de quatro.

Por causa também do mau tempo, nove das 23 barras do continente foram fechadas à navegação devido à agitação marítima e na zona norte apenas o porto de Leixões está aberto a toda a navegação, segundo a Autoridade Marítima Nacional na sua página de internet.

PM (VP)// ZO

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Câmara de Viana do Castelo garante que ligação rodoviária ao Porto avança ainda em 2024

O novo autocarro que ligará, diariamente, Viana do Castelo à cidade do Porto deverá arrancar ainda no presente ano, escreve, esta quarta-feira, o Jornal de Notícias, citando o anúncio feito pelo presidente da região do Alto Minho, Luís Nobre.

Morreu aos 95 anos mais um rosto da família Amorim

António Ferreira Amorim, pai do vigente presidente do conselho de administração da Corticeira Amorim, Rio Amorim, morrreu esta quarta-feira aos 95 anos de idade, informou o ECO, citando uma fonte próxima da família.

Hospital de Braga conta com novo tratamento para o Parkinson

A Unidade Local de Saúde de Braga (ULS de Braga) implementou um tratamento pioneiro para a Doença de Parkinson em estado avançado. A Duodopa subcutânea é um tratamento que vai permitir reduzir a quantidade de medicamentos diários a tomar e controlar melhor os sintomas.