Reforço de vigilância entre as 14:00 e as 18:00 no rio Douro

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 13 fev (Lusa) - As cheias no Douro na madrugada de hoje foram mais moderadas do que o previsto pelo Centro de Previsão e Prevenção de Cheias, mas a vigilância vai ser de novo reforçada entre as 14:00 e as 18:00.

Fonte da Câmara do Porto disse à agência Lusa que durante a madrugada, e até cerca das 12:30, "a água não ultrapassou o Postigo do Carvão e não atingiu sequer Miragaia".

"O controlo das barragens e o local onde caíram as chuvas da madrugada acabaram por evitar o pior e não se atingiram os níveis das cheias de 11 de janeiro. Para o final da tarde está previsto um novo pico que, se não houver alterações, deverá ter uma dimensão semelhante à da madrugada", disse a mesma fonte.

A proteção civil municipal vai manter "uma vigilância especial" entre as 14:00 e as 18:00, período de "maior pressão do caudal do rio Douro".

Durante a noite e madrugada, o mau provocou algumas inundações, quedas de estruturas e de muros, um dos quais junto à ilha municipal da Bela Vista, que provocou danos em diversas viaturas.

As causas ainda estão a ser apuradas, mas fonte da autarquia portuense admitiu que o acidente poderá ter sido provocado pela "mexida de terrenos" necessária à realização das obras de reabilitação daquele bairro.

"As obras e a chuva poderão estar na origem do desabamento do muro, por isso a Câmara assumirá, no âmbito das obras, a responsabilidade pelos prejuízos", disse a mesma fonte.

PM // JLG

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Combustíveis ficam mais baratos. Saiba onde pode abastecer mais barato no Grande Porto

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vai baixar esta semana.

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.