Equipas de busca encontraram três vítimas mortais do sismo em Taiwan

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Taipé, 06 fev (Lusa) -- As equipas de busca e salvamento já retiraram três mortos dos escombros de um edifício que colapsou devido ao sismo registado no início de sábado na cidade de Tainan, a sul da ilha de Taiwan.

Entre os três mortos da queda do edifício de 16 andares está um bebé com 10 meses.

"Estas três pessoas não mostravam qualquer sinal de vida antes de serem transportadas para o hospital", disse Lin Kuan-cheng, porta-voz do Serviço Nacional de Bombeiros.

Por outro lado, as equipas de busca e salvamento conseguiram resgatar mais de 120 pessoas dos escombros do edifício Wei Guan, no distrito de Yongta, de Tainan.

Pelo menos 30 pessoas foram resgatadas de outro edifício residencial, com sete pisos.

O sismo ocorreu a uma profundidade de 10 quilómetros, ao início de sábado (cerca das 20:00 de sexta-feira de Lisboa), a 39 quilómetros a nordeste de Kaohsiung, a segunda maior cidade da ilha que tem um porto importante.

A magnitude do sismo foi inicialmente calculada em 6,7 graus na escala de Richter, mas as autoridades reviram depois para 6,4.

Taiwan está próxima de duas placas tectónica e é atingida com regularidade por abalos sísmicos.

Em junho de 2013, um abalo com magnitude 6,3 atingiu o centro da ilha e provocou quatro mortes e deslizes de terra generalizados.

Em setembro de 1999 um abalo de magnitude 7,6 provocou cerca de 2.400 mortos.

RN // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Encontrado português desaparecido na Suíça

O jovem de 26 anos que estava desaparecido em Sargans, na Suíça, foi encontrado durante a manhã desta quinta-feira, informou um familiar, através de uma publicação na rede social Facebook.

“Castelo de Harry Potter” na Ucrânia bombardeado por mísseis russos

Um ataque de mísseis lançado pela Rússia atingiu o “Castelo de Harry Potter”, esta segunda-feira, o edifício localizado na cidade portuária em Odessa, na Ucrânia.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.