Forte sismo atinge o sul de Taiwan. Quatro edifícios ruiram

Forte sismo atinge o sul de Taiwan. Quatro edifícios ruiram
twitter
| Mundo
Porto Canal com Lusa

Pelo menos 30 pessoas foram resgatadas depois de quatro edifícios terem colapsado em Tainan, cidade no sul de Taiwan, abalada hoje por um sismo com magnitude 6,4, ao início do dia de sábado naquele país.

Imagens na televisão e nas redes sociais mostram um edifício de sete andares inclinado e responsáveis informaram que estão a decorrer operações de resgate em dois edifícios, mas até ao momento não foram reportadas vítimas mortais.

"Quatro edifícios colapsaram na área da cidade de Tainan. Estão em curso operações de busca e salvamento e não há notícias de vítimas", disse o porta-voz da Agência Nacional de Bombeiros, Lin Kuan-cheng, à agência noticiosa AFP.

O sismo ocorreu a uma profundidade de 10 quilómetros, cerca das 20:00 de sexta-feira em Lisboa, a 39 quilómetros a nordeste de Kaohsiung, a segunda maior cidade da ilha que tem um porto importante.

A magnitude do sismo foi incialmente calculada em 6,7 graus na escala de Richter, mas as autoridades corrigiram para 6,4.

Taiwan está próxima de duas placas tectónica e é atingida com regularidade por abalos sísmicos.

Em junho de 2013, um abalo com magnitude 6,3 atingiu o centro da ilha e provocou quatro mortes e deslizes de terra generalizados.

Em setembro de 1999 um abalo de magnitude 7,6 provocou cerca de 2.400 mortos.

+ notícias: Mundo

Israel ataca posição militar no sul da Síria

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH) indicou que Israel atacou esta sexta-feira uma posição militar no sul da Síria, no mesmo dia em que foram registadas explosões no centro do Irão.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.