Proteção Civil respondeu a situações pontuais devido à chuva forte

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 27 set (Lusa) -- A Proteção Civil teve que dar resposta hoje de manhã a situações pontuais, provocadas por problemas de escoamento, devido à chuva forte que caiu um pouco por todo o país.

De acordo com fonte do Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS) da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC), hoje de manhã registaram-se "situações pontuais", mas "nada que pusesse em causa a resposta do dispositivo de socorro".

Estas situações pontuais, após "a chuvada grande que foi concentrada no tempo", deveram-se principalmente a "problemas de escoamento".

Em Lisboa, por exemplo, o Regimento de Sapadores Bombeiros teve que cortar algumas árvores que ameaçavam cair. Além disso, disse à Lusa fonte da corporação, foi preciso também garantir que a estrutura metálica de uma varanda se mantinha segura.

A ANPC emitiu um alerta amarelo para hoje, devido à precipitação de vento forte e agitação marítima, para alguns distritos do centro e sul.

De acordo com informação disponibilizada na página da internet da ANPC, o alerta, válido entre as 00:01 e as 20:00 de hoje, foi emitido para os distritos de Beja, Faro, Leiria, Lisboa, Santarém e Setúbal.

A situação meteorológica prevista para hoje, refere a ANPC, pode provocar a "formação de lençóis de água, cheias rápidas, danos de estruturas e queda de árvores".

Com o alerta amarelo, o terceiro numa escala de cinco, "as pessoas devem manter-se informadas acerca das situações previstas, adotando as medidas de prevenção e adequação das suas atividades e comportamentos de modo a não correr perigos desnecessários".

Devido à previsão para hoje de chuva e vento fortes, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou sob aviso laranja, o segundo mais grave numa escala de quatro, todos os distritos de Portugal continental, com exceção de Bragança e Guarda.

Os distritos de Guarda e de Bragança estão sob aviso amarelo, o segundo menos grave, também devido à previsão de chuva.

Todo o continente, exceto Évora, Santarém e Portalegre, está sob aviso amarelo devido ao vento, que, nas terras altas, pode registar rajadas de 100 km/h.

JRS // HB

Lusa/fim

+ notícias: País

Pólen no ar vai dar tréguas durante os próximos dias

A concentração de pólens no ar deverá reduzir na próxima semana com níveis baixos ou moderados em todas as regiões de Portugal Continental e das Ilhas, informou esta quinta-feira a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.