Zika: 3.700 afetados levam Honduras a declarar estado de emergência nacional

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Tegucigalpa, 02 fev (Lusa) -- O Presidente das Honduras, Juan Orlando Hernández, declarou, esta segunda-feira, o estado de emergência nacional devido à propagação do vírus do Zika, que afetou 3.700 pessoas no país desde o passado mês de dezembro.

O estado de emergência foi decretado na sessão do Conselho de Ministros, dirigido pelo Presidente Hernández, escreveu a ministra adjunta de Estratégia e Comunicação, Hilda Hernández, numa mensagem na sua conta na rede social Twitter.

A ministra da Saúde hondurenha, Yolany Batres, afirmou na segunda-feira que o país contabiliza apenas este ano 3.649 casos de infeções do vírus Zika, os quais se juntam aos 51 registados em dezembro último, quando foi detetado o primeiro caso.

Do Conselho de Ministros também saiu a ordem para ativar o Sistema Nacional de Gestão de Riscos (Sinager) para coordenar e reforçar as medidas preventivas face à propagação do Zika.

Horas antes, o Comité de emergência da Organização Mundial de Saúde (OMS) decidiu que os casos de microcefalia e de desordens neurológicas surgidas no Brasil constituem uma emergência sanitária de alcance internacional, mas não o vírus Zika, por não ter sido comprovada relação entre ambos.

A OMS confirmou que, até à data, foram detetados casos em 25 países e territórios das Américas.

DM (PCR) // MP

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

“Esta gente perdeu a cabeça”. Imagens de bebé deitado no chão em concerto de Taylor Swift 'incendeia' redes sociais

Imagens de um bebé deitado no chão, nas filas da frente de um dos concertos de Taylor Swift, em Paris, está a provocar uma onda de revolta nas redes sociais.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.