Zika: Obama telefonou a Dilma para partilhar preocupações

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Washington, 30 jan (Lusa) -- O Presidente dos EUA, Barack Obama, telefonou na sexta-feira à sua homóloga brasileira, Dilma Rousseff, para "partilhar preocupações" com a propagação rápida do vírus Zika, particularmente perigoso para as mulheres grávidas.

"O Presidente falou ao telefone com a Presidente do Brasil, Dilma Rousseff, para evocar as suas inquietações partilhadas perante a propagação do vírus Zika no Ocidente", indicou a Casa Branca, em comunicado.

"Os dois dirigentes estão de acordo sobre a importância dos esforços de colaboração para aprofundar o nosso conhecimento, sobre as pesquisas avançadas e uma aceleração dos trabalhos de desenvolvimento das melhores vacinas e outras tecnologias para controlar o vírus", acrescentou-se no texto.

A Organização Mundial de Saúde anunciou na quinta-feira uma reunião de urgência, em 01 de fevereiro, sobre o vírus Zika, que se propaga de "maneira explosiva" no continente americano, com três a quatro milhões de casos esperados para este ano. O Brasil é particularmente afetado.

A infeção transmite-se, como o chikungunya ou a dengue, por uma picada de mosquito e manifesta-se por sintomas gripais (febre, dor de cabeça, dores musculares) com erupções cutâneas.

Não existe antiviral contra o vírus. Apenas tratamento daqueles sintomas, que por vezes passam desapercebidos e são geralmente benignos.

Porém, apesar de benigna na aparência, a infeção é suspeita de causar graves malformações congénitas cerebrais ao feto nas mulheres grávidas infetadas, designadamente a microcefalia, que é um desenvolvimento insuficiente da caixa craniana.

RN // JPS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.