BE quer que mercado municipal regresse ao centro histórico de Viseu

| Política
Porto Canal / Agências

Viseu, 26 set (Lusa) -- A candidata do BE à presidência da Câmara de Viseu, Manuela Antunes, defendeu hoje que o mercado municipal deve regressar ao sítio de onde saiu há duas décadas, no centro histórico da cidade.

"Não é que esteja agarrada ao passado, mas acho que o Mercado 02 de Maio antigo era o sítio ideal, até porque iria revitalizar o centro histórico todo", afirmou à agência Lusa.

A candidata bloquista visitou hoje de manhã o edifício do mercado municipal inaugurado há 21 anos e, no final, disse ter confirmado que ele "está quase moribundo".

"As pessoas queixam-se da falta de negócio e da falta de condições. Este edifício nunca foi o ideal para as vendas e houve a degradação dos espaços e também do negócio", lamentou.

No edifício, decorrem obras, com o intuito de passar os vendedores que estão ao ar livre para o interior, o que está a gerar descontentamento.

"Então, aqueles que lá estavam começaram a ir embora porque não ia lá ninguém fazer compras e agora querem mandar-nos a nós para lá? Quem é que vai andar às voltas e a subir e descer escadas?", questionou Alfredo Fernandes, vendedor de legumes.

Na opinião de Manuela Antunes, o atual edifício do mercado municipal "já não tem solução".

"Ou deitam tudo abaixo, porque o edifício tem muitas escadas, ou então não sei como é que pessoas com mobilidade reduzida vão conseguir circular na zona dos frescos", referiu.

A candidata do BE contou que "foi prometida aos vendedores uma reunião sobre as obras", que não terá acontecido.

"Fazer aqui obras é só um remendo. Tem de ser estudada a hipótese do regresso dos vendedores ao Mercado 02 de Maio, que teria de ser modernizado", considerou.

Dessa forma, iria gerar-se um "efeito bola de neve" na envolvente no Mercado 02 de Maio, levando também mais pessoas às lojas de comércio tradicional da Rua Direita, da Rua do Comércio e da Rua Formosa, entre outras, onde "aos poucos o negócio também foi definhando, porque deixou de haver um mercado de bens essenciais", acrescentou.

Além de Manuela Antunes, concorrem à presidência da Câmara de Viseu no próximo domingo Almeida Henriques (PSD), José Junqueiro (PS), Hélder Amaral (CDS-PP) e Francisco Almeida (CDU).

AMF // JLG

Lusa/fim

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.