PSD quer relançar marcas da identidade de Viana para promover economia

| Política
Porto Canal / Agências

Viana do Castelo, 26 set (Lusa) - O candidato do PSD à Câmara de Viana do Castelo comprometeu-se hoje com o relançamento de marcas representativas da identidade local em áreas como o chocolate, a cerâmica ou os vinhos, para promover a economia e o emprego.

"Precisamos de tirar Viana do Castelo do marasmo económico em que caiu nos últimos vinte anos. A reindustrialização baseada nos produtos com a identidade do concelho, que foram abandonados pelo PS ao longo destes anos, é uma forma de recuperar muitos empregos", disse à Lusa Eduardo Teixeira.

Como exemplos, o candidato apontou os casos da Adega Cooperativa de Viana do Castelo ou da emblemática Fábrica de Louça de Viana, ambas encerradas.

"Queremos incentivar os produtores a ter um vinho de Viana do Castelo, de cooperativa, como as vemos a funcionar bem noutros concelhos. Mas também criar um mercado de artesanato, com bordados, cerâmicas e artefactos em madeira", apontou, durante uma ação de campanha.

Eduardo Teixeira reclamou igualmente uma "atenção especial" para o setor das pescas, recordando a importância que chegou a assumir a extinta Empresa de Pesca de Viana do Castelo, mas também para a fábrica de chocolates Avianense, que após a falência viu a marca e a produção para Barcelos.

"Mantivemos contactos com o empresário e existe a possibilidade de criar aqui uma âncora de desenvolvimento, para que se identifique o chocolate da Avianense com Viana do Castelo, numa loja de venda, num espaço interativo ou num local de exposição, em parceria com o município", explicou.

No caso de expansão da fábrica que atualmente funciona em Barcelos, Eduardo Teixeira afirmou que a câmara deve estar "na linha da frente" para captar esse investimento: "É necessário criar políticas de discriminação positiva para o investimento e aproveitar de forma decisiva os fundos do próximo quadro comunitário de apoio".

Além de Eduardo Teixeira (PSD), às eleições de 29 de setembro em Viana do Castelo candidatam-se Maria Hermínia Antunes (PCTP/MRPP), José Maria Costa (PS), Carlos Meira (CDS-PP/MPT), Ilda Figueiredo (CDU) e Hélder Pena (PAN).

PYJ // ROC

Lusa/fim

+ notícias: Política

Parlamento vai ouvir ministra da Administração Interna sobre crimes de ódio e insegurança

A Comissão de Assuntos Constitucionais aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, um requerimento do PCP para a audição urgente da ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, sobre prevenção de crimes de ódio em Portugal, depois do caso ocorrido no Porto.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".