BIAL garante acompanhamento a todos os participantes em ensaio clínico e vai investigar causas

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 15 jan (Lusa) -- A empresa portuguesa BIAL garante que está a acompanhar de perto todos os doentes que participam no ensaio clínico ao fármaco experimental que terá causado a hospitalização de seis pessoas em França.

A BIAL adianta ainda que já tinham participado neste ensaio com uma nova molécula 108 voluntários, sem haver notificação de qualquer reação adversa moderada ou grave.

A autoridade que regula o setor do medicamento em Portugal (Infarmed) adiantou já que o fármaco experimental "não está a ser utilizado em nenhum ensaio clínico em Portugal".

Em causa está um ensaio de medicamentos analgésicos conduzido por um laboratório privado para a farmacêutica portuguesa BIAL. Segundo o Infarmed, que cita a agência francesa do medicamento, estão internadas seis pessoas.

Em comunicado, a BIAL afirma-se "fortemente empenhada em assegurar o bem-estar de todos os participantes neste ensaio, bem como em apurar de forma rigorosa e exaustiva as causas que estarão na origem desta situação".

"Temos no local vários colaboradores para acompanharem a situação junto do centro de investigação e junto do hospital", indica a nota.

A empresa portuguesa refere que o ensaio clínico estava a decorrer numa unidade de ensaios clínicos de Fase 1, em França, desde junho de 2015, com um composto experimental da BIAL.

Os doentes que apresentaram sintomas graves -- que a nota da BIAL refere serem cinco -- estão sob observação no Hospital Universitário de Rennes, "em vigilância permanente".

Um dos voluntários internados está no serviço de reanimação em estado de morte cerebral.

"O desenvolvimento desta nova molécula, na área da dor, segue, desde o início, todas as práticas internacionais, com a realização de testes e ensaios pré-clínicos, nomeadamente na área da toxicologia. Os resultados obtidos de acordo com as 'guidelines' internacionais permitiram o início dos ensaios clínicos em pessoas. Já tinham participado neste ensaio com a nova molécula 108 voluntários saudáveis, sem notificação de qualquer reação adversa moderada ou grave", afirma o laboratório.

A BIAL vinca ainda que o ensaio foi aprovado pelas autoridades francesas, bem como pela comissão de ética em França, e está de acordo com a legislação que enquadra os ensaios clínicos.

ARP // MAG

Lusa/fim

+ notícias: País

Jackpot de 166 milhões de euros sem vencedor mas prémios a caminho de Portugal

Não foi desta que o montante "chorudo" do Euromilhões foi atribuído. Para o sorteio 033/2024 desta sexta-feira estavam em jogo 166 milhões de euros.

151 milhões de euros em jogo: eis a chave do Euromilhões

Já são conhecidos os números e estrelas do sorteio de Euromilhões desta sexta-feira. Para o sorteio 033/2024 estão em jogo 151 milhões de euros, depois de não terem existido totalistas no sorteio de 23 de abril.

Libertados suspeitos de tráfico de droga e violência doméstica devido à greve dos oficiais de justiça

A greve dos funcionários judiciais levou a que mais cinco detidos tenham hoje sido colocados em liberdade por se ter esgotado o prazo para apresentação a interrogatório judicial, adiantou o Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ).