PCTP/MRPP quer estacionamento gratuito para moradores e trabalhadores em Viana

| Política
Porto Canal / Agências

Viana do Castelo, 24 set (Lusa) - A candidata do PCTP/MRPP à Câmara de Viana do Castelo, Maria Hermínia Antunes, defendeu hoje a disponibilização de estacionamento automóvel gratuito para os moradores e trabalhadores no centro histórico, como forma de criar atratividade na cidade.

"Esta é uma medida acompanhada por outras de interesse absoluto para o desenvolvimento da economia local e que implicam ainda a necessidade de criação de uma rede pública de transportes e ampliação das ciclovias dentro e fora da cidade", afirmou a candidata do PCTP/MRPP.

A necessidade de aumentar o estacionamento automóvel gratuito na cidade de Viana do Castelo tem sido uma medida reclamada por praticamente todos os candidatos autárquicos no concelho durante esta campanha eleitoral.

Maria Hermínia Antunes defendeu também a construção de parques de estacionamento automóvel periféricos, a norte, a sul e a oriente da cidade, ideia que a candidata assume que "não é nova", apesar de "imprescindível para uma articulação verdadeira em termos de mobilidade".

"Sendo a área municipal do concelho de 315 quilómetros quadrados, é de todo necessária e urgente uma rede de transportes urbanos pública, a preços compatíveis com a situação económica dos munícipes, que permita a mobilidade dos mesmos sem o recurso permanente ao transporte individual", apontou Maria Hermínia Antunes, durante uma ação de campanha na freguesia de Santa Maria Maior, na cidade de Viana do Castelo.

O alargamento das ciclovias "dentro e fora da cidade" é também uma medida reivindicada pela candidatura do PCTP/MRPP, que critica "o cerco provocado pelos pórticos eletrónicos [portagens na A28] que sequestram todos os cidadãos do município e visitantes".

Além de Maria Hermínia Antunes (PCTP/MRPP), às eleições de 29 de setembro em Viana do Castelo candidatam-se Hélder Pena (PAN), Eduardo Teixeira (PSD), Ilda Figueiredo (CDU), José Maria Costa (PS) e Carlos Meira (CDS-PP/MPT).

PYJ // ROC

Lusa/fim

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.