Despedimentos no grupo BP sem impacto em Portugal

Despedimentos no grupo BP sem impacto em Portugal
| Economia
Porto Canal

A suspensão de pelo menos 4.000 empregos no grupo BP não terá impacto na operação em Portugal, que continua a crescer no mercado nacional "em todas as áreas de negócio em que opera", esclareceu hoje a BP Portugal.

O grupo petrolífero britânico BP anunciou na terça-feira que vai suprimir pelo menos 4.000 empregos em todo o mundo nos próximos dois anos, num contexto de fracas cotações do barril de petróleo.

A atividade a montante (exploração e produção) vai assim passar de um total de 24.000 para 20.000 empregos até ao final de 2017, refere o grupo britânico num comunicado.

"A BP não opera em Portugal nas áreas da exploração e produção, logo este anúncio não impacta a operação da empresa em território nacional", realça em comunicado a BP Portugal.

Em contrapartida, "a BP continua a crescer em Portugal em todas as áreas de negócio em que opera, nomeadamente na área dos combustíveis, lubrificantes e aviação".

Tendo fechado 2015 com uma rede de 392 postos de abastecimento em Portugal, em 2016 "a BP Portugal irá ultrapassar o objetivo que se tinha proposto, de ter 400 postos a operar com a sua marca a nível nacional".

O grupo prevê designadamente 600 supressões de empregos no mar do Norte.

"Tendo em conta problemas bem conhecidos da atividade nesta região (...) e do endurecimento das condições de mercados, devemos adotar determinadas medidas para nos assegurarmos que a nossa empresa se mantém competitiva e robusta", explicou o presidente regional da BP para o mar do Norte, Mark Thomas.

Estes anúncios surgem numa altura em as cotações do barril de petróleo estão particularmente baixas e se aproximam, atualmente, da barreira simbólica de 30 dólares, obrigando as grandes companhias petrolíferas a reduzirem o número de empregados.

Assim, a Royal Dutch Shell já tinha anunciado no final do ano passado que tencionava suprimir 2.800 empregos no novo grupo resultante da fusão com a empresa BG Group, comprada recentemente pela Shell.

Este número junta-se à supressão de 7.500 empregos que já tinha sido anunciada pelos empregados da Shell.

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.