BP vai despedir 4000 funcionários

BP vai despedir 4000 funcionários
| Mundo
Porto Canal (DYS)

O grupo petrolífero britânico BP anunciou hoje que vai suprimir pelo menos 4.000 empregos em todo o mundo nos próximos dois anos, num contexto de fracas cotações do barril de petróleo.

No entanto, Portugal não deverá ser afetado por estes cortes, uma vez que a empresa disse que apenas ia dispensar funcionários dos empregos do negócio da exploração de petróleo e, no nosso país, a BP apenas possui negócios de distribuição e venda de combustíveis.

“Queremos simplificar a estrutura e reduzir custos sem comprometer a segurança. Globalmente, esperamos que o número de pessoas no negócio da exploração fique abaixo das 20 mil até ao final do ano”, afirmou um porta-voz da empresa à BBC.

A empresa BP emprega atualmente 80 mil pessoas, e estes cortes traduzem-se em 5% da força de trabalho global. A causa desta decisão está na continuação da quebra dos lucros da empresa, resultado da descida abrupta no preço do crude e nos cortes de toda a indústria. Para além disso, vários analistas estimam que seja possível a cotação chegar aos 20 dólares o barril.

A BBC Online avança ainda que as reduções de funcionários serão feitas em dois anos, até ao final de 2017, mas a maior parte vão ser efetuadas já este ano.

Aberdeen, Sullom Voe e Grangemouth são amis duas explorações que serão afetadas.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.