Bloco de Esquerda espera "entrar" no meio rural de Bragança

| Política
Porto Canal / Agências

Bragança, 23 set (Lusa) -- O candidato do Bloco de Esquerda à Câmara de Bragança, Gil Gonçalves, manifestou hoje a convicção de que o partido conseguirá "entrar" pela primeira vez no meio rural de Bragança com a conquista de uma freguesia.

Gondesende é a única freguesia rural do concelho de Bragança onde o Bloco de Esquerda avança com uma candidatura, a de Fernando Almeida, e o cabeça de lista à Câmara acredita que tem, "claras hipóteses de ganhar".

Esta seria a primeira vez que o partido ganharia uma freguesia em Bragança e "entrava" no meio rural em termos de expressão eleitoral.

Gil Gonçalves visitou hoje as aldeias que fazem parte desta freguesia e reconheceu que "ainda há uma resistência inicial ao Bloco nas freguesias rurais", mas está convencido de que depois de conhecerem as propostas do partido, as pessoas acabem por perceber que "vão ao encontro das suas necessidades".

"Temos alguns apoiantes silenciosos porque têm receio do futuro, temem por alguns postos de trabalho, por alguns melhoramentos e temem dar a cara", afirmou à Lusa, advogando que "as pessoas têm de perceber que são elas que têm o poder na mão, são elas que vão votar no dia 29".

Lamentavelmente, na opinião do candidato, "ainda existe algum caciquismo nas freguesias".

O cabeça de lista do Bloco de Esquerda criticou ainda as obras que se fazem por altura da campanha eleitoral".

"Se dermos uma volta pelas freguesias, existem obras a decorrer em todo o lado, isto é degradante para a política, isto é aquilo que nos repugna e aquilo que afasta as pessoas da política", considerou.

Em contrapartida, o candidato aponta as obras essenciais que estão por fazer como o saneamento em algumas aldeias de Gondesende, à porta da cidade de Bragança e em pleno Parque Natural de Montesinho.

"Fazem-se obras completamente estapafúrdias, esbanja-se o dinheiro público e as obras essenciais não se fazem", afirmou.

E o mais grave, segundo denunciou "é que essas pessoas pagam o saneamento, ou seja não têm saneamento, mas a Câmara cobra-lhes o saneamento".

Além Gil Gonçalves, pelo Bloco de Esquerda, concorrem á Câmara de Bragança Hernâni Dias, pelo PSD, Júlio Meirinhos, pelo PS, Telmo Cadavez, pelo CDS-PP, José Castro, pela CDU, e o independente Humberto Rocha do movimento "Sempre Presente"

HFI // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.