Passos apoia decisão de Costa para o Banif

Passos apoia decisão de Costa para o Banif
| Política
Porto Canal (LYC)

Enquanto o PCP e o BE se demonstram contra o Orçamento Rectificativo do Governo de Costa, o ex-primeiro-ministro auxilia o novo Executivo na decisão encontrada para o Banif.

A direcção parlamentar do PSD ainda vai reunir esta quarta-feira, antes da votação do Orçamento Rectificativo que vai acomodar a resolução do Banif, mas não deverá haver alterações. Isto porque, apesar do voto contra do BE e do PCP, Passos Coelho afirma que não quer ser responsável por iniciar uma crise política, que envolva a estabilidade do sistema financeiro. Sendo assim, tudo indica que o PSD deverá “dar a mão” a António Costa e “salvar” a solução do governo, ficando de fora da votação do seu primeiro Orçamento.

A decisão de Passos provocou um desconforto notório entre os deputados sociais-democratas, ao dizer que não teria uma solução muito diferente da escolhida pelo actual governo.

“Com a experiência que tenho (...) admito que não teria uma solução muito diferente desta que foi adoptada", afirmou Passos Coelho. Isto porque, defendendo os actos durante a sua governação, referiu ainda que "não foi possível identificar ao longo destes anos um comprador para o Banif.

Portanto, as reuniões da Comissão Permanente e da Comissão Política do PS, na terça-feira, terminaram sem nenhuma decisão concreta. Contudo, Passos já deixou bem claro que não irá entrar em jogadas políticas à custa da estabilidade do sistema financeiro.

Em concordância com o que sempre defenderam, os sociais-democratas privilegiariam uma resolução que defendesse mais os contribuintes, como aconteceu no caso do Novo Banco. Daí o constrangimento pela rapidez com que Passos Coelho aceitou e apoiou a solução de Costa.

Resumindo, a bancada do PSD deverá mesmo acabar por apoiar Costa, caso os seus parceiros de esquerda não o façam. A opção da abstenção está, por isso, em cima da mesa.

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.