Info

Passos apoia decisão de Costa para o Banif

Passos apoia decisão de Costa para o Banif
| Política
Porto Canal (LYC)

Enquanto o PCP e o BE se demonstram contra o Orçamento Rectificativo do Governo de Costa, o ex-primeiro-ministro auxilia o novo Executivo na decisão encontrada para o Banif.

A direcção parlamentar do PSD ainda vai reunir esta quarta-feira, antes da votação do Orçamento Rectificativo que vai acomodar a resolução do Banif, mas não deverá haver alterações. Isto porque, apesar do voto contra do BE e do PCP, Passos Coelho afirma que não quer ser responsável por iniciar uma crise política, que envolva a estabilidade do sistema financeiro. Sendo assim, tudo indica que o PSD deverá “dar a mão” a António Costa e “salvar” a solução do governo, ficando de fora da votação do seu primeiro Orçamento.

A decisão de Passos provocou um desconforto notório entre os deputados sociais-democratas, ao dizer que não teria uma solução muito diferente da escolhida pelo actual governo.

“Com a experiência que tenho (...) admito que não teria uma solução muito diferente desta que foi adoptada", afirmou Passos Coelho. Isto porque, defendendo os actos durante a sua governação, referiu ainda que "não foi possível identificar ao longo destes anos um comprador para o Banif.

Portanto, as reuniões da Comissão Permanente e da Comissão Política do PS, na terça-feira, terminaram sem nenhuma decisão concreta. Contudo, Passos já deixou bem claro que não irá entrar em jogadas políticas à custa da estabilidade do sistema financeiro.

Em concordância com o que sempre defenderam, os sociais-democratas privilegiariam uma resolução que defendesse mais os contribuintes, como aconteceu no caso do Novo Banco. Daí o constrangimento pela rapidez com que Passos Coelho aceitou e apoiou a solução de Costa.

Resumindo, a bancada do PSD deverá mesmo acabar por apoiar Costa, caso os seus parceiros de esquerda não o façam. A opção da abstenção está, por isso, em cima da mesa.

+ notícias: Política

António Costa nega qualquer confinamento nos concelhos do Norte 

O Primeiro-ministro, António Costa, negou, quando questionado pelo Porto Canal, que "não está em causa nenhuma cerca sanitária nem nenhum confinamento obrigatório" em concelhos do Norte do país. Explica que "estão em causa medidas que visam conter a expansão da pandemia" que têm origem em contágios de origem social. 

TAP regista prejuízo de 606 milhões de euros. Concorrência dá 'luz verde' a controlo estatal da companhia

A Autoridade da Concorrência (AdC) deu 'luz verde' ao reforço do Estado na TAP, com a aquisição de 22,5% do capital da companhia, que se somam aos 50% já detidos pela Parpública, revela um aviso hoje publicado. Empresa regista um prejuízo de 606 milhões de euros no primeiro semestre.

Prospeção de lítio na Serra d'Arga depende de avaliação ambiental

O secretário de Estado Adjunto e da Energia disse hoje que a inclusão ou exclusão de Arga, no Alto Minho, no concurso para prospeção e pesquisa de lítio, está dependente da Avaliação Ambiental Estratégica (AAE) que irá iniciar-se.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

RELACIONADAS

DESCUBRA MAIS

D'Mais

Alberto Índio e Inês...