Prémios "Torre dos Clérigos" e "Nasoni" distinguem universitários do Porto

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 20 set (Lusa) -- A Irmandade dos Clérigos anunciou hoje a atribuição anual de dois prémios que visam distinguir trabalhos de investigação de estudantes da Universidade do Porto que tenham como tema Nicolau Nasoni ou a ação da confraria.

Em declarações à Lusa, o presidente da Irmandade, Américo Aguiar, disse que o "Prémio Nicolau Nasoni" destina-se a estudantes estrangeiros inscritos em programas de mestrado e doutoramento da Universidade do Porto, enquanto o "Prémio Torre dos Clérigos" distinguirá trabalhos de investigação de estudantes portugueses.

O "Prémio Nicolau Nasoni" tem por objetivo "internacionalizar o arquiteto e o edificado dos Clérigos, bem como a Irmandade", enquanto o "Prémio Torre dos Clérigos" pretende "recolocar novamente no seio da academia do Porto o interesse pelo estudo do arquiteto, da sua vida e obra, ou pela história e ação da instituição ao longo destes séculos", explicou o padre Américo.

Inseridos nas comemorações dos 250 anos da Torre dos Clérigos, estes dois prémios, no valor de 2.500 euros cada um, "pretendem potencializar ainda mais este ícone da cidade, esta torre que marca definitivamente o perfil da cidade no horizonte".

Américo Aguiar afirmou que a Irmandade "gostaria e queria retomar uma relação de maior afetividade, mais umbilical, da cidade com a torre e das suas gentes com a torre".

Considerada como um símbolo e marca da cidade, a Torre dos Clérigos, com 75 metros de altura, é uma marca arquitetónica de Nasoni que foi classificada como monumento nacional em 1910, tendo já recebido este ano "307.100 visitantes, quando em 2012 apenas pouco mais de 150 mil".

O padre Américo adiantou ainda que as obras de reabilitação do edificado dos Clérigos deverão começar, "se tudo correr bem, em novembro".

Ao concurso público para a realização da empreitada, orçada em 2,6 milhões de euros, apresentaram-se "11 empreiteiros", acrescentou.

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Norte (CCDR/N) já garantiu um apoio financeiro de 1,8 milhões de euros em fundos comunitários à reabilitação da Torre dos Clérigos.

JAP // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.

Criança atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de oito anos foi atropelada ao final da tarde desta quinta-feira em Portela, Vila Nova de Famalicão.