Governo "trocará por miúdos" Orçamento do Estado de 2014

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 20 out (Lusa) - O Governo lançará este ano o "Orçamento Cidadão" comprometendo-se a "trocar por miúdos" a proposta de Orçamento do Estado para 2014 e a promover o aumento da transparência das contas do Estado, disse hoje a ministra das Finanças.

"Pretende-se apresentar o orçamento sem a especificidade técnica e o detalhe da informação que a proposta de lei exige, para que todos possam interpretar de forma autónoma as escolhas do Governo e o impacto que estas escolhas têm na economia e na sociedade", explicou Maria Luís Albuquerque.

A ministra presidiu hoje à assinatura de um protocolo entre o Governo e o Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), através do Institute of Public Policy Thomas Jefferson para a elaboração do Orçamento Cidadão.

No final da cerimónia, o presidente do instituto de políticas públicas, Paulo Trigo Pereira, explicou aos jornalistas que a ideia é a produção de um documento simples, entre 15 a 20 páginas, que explique "ao cidadão comum" as principais orientações do Orçamento do Estado (OE).

A responsabilidade "técnica" daquilo que vai sair para o público será, no entanto, da responsabilidade do Governo, ressalvou.

"O nosso papel é contribuir para melhorar a qualidade da democracia e da cidadania e para nós uma das áreas fundamentais é a transparência. O nosso grande desafio será o de trocar por miúdos uma coisa tão complexa como é o nosso Orçamento do Estado", disse.

"Como e que conseguimos transmitir a um cidadão comum, que não percebe nada de economia nem tem nada que perceber, as opções e as orientações do Governo em relação ao OE. Como se compara com o ano anterior e a trajetória para os anos vindouros", acrescentou.

De acordo com Paulo Trigo Pereira, o documento será "muito provavelmente" divulgado entre uma semana a 15 dias depois da apresentação da proposta do OE, em formato eletrónico e disponível para consulta 'online'.

Na Europa, de acordo com o economista, são ainda muito poucos os países que têm um "Orçamento Cidadão", mas na Nova Zelândia e no Brasil, há experiências muito positivas na produção deste documento.

Não vamos copiar nada, vamos ver os orçamentos que existem e propor uma metodologia de apresentação", disse o responsável, referindo que "os países que são melhor avaliados em termos de transparência têm um orçamento do cidadão".

ICO // ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.