Governo mantém défice de 2,8% e diz que não serão necessárias mais medidas

| Política
Porto Canal com Lusa

O ministro das Finanças disse hoje que o Governo mantém o objetivo de alcançar um défice orçamental de 2,8% do PIB em 2016 e que o défice de 3% este ano não obriga à adoção de novas medidas.

"A forma como elaborámos o exercício orçamental que sustenta o Programa de Governo partia de uma estimativa para o défice em 2015 próxima do objetivo que nós neste momento queremos alcançar, que são os 3%, e com isso a saída do Procedimento de Défices Excessivos", afirmou hoje Mário Centeno.

O ministro das Finanças respondia aos jornalistas na habitual conferência de imprensa que se segue à reunião do Conselho de Ministros, quando questionado sobre se um défice de 3% do Produto Interno Bruto (PIB) este ano compromete o objetivo do Governo de alcançar um défice de 2,8% em 2016.

"Esta meta que agora nos propomos [3%] não tem, não traz, nenhuma perturbação às medidas a incluir no Orçamento de 2016", afirmou o governante.

No Programa de Governo aprovado na semana passada no parlamento, o novo executivo socialista previa já um défice de 3% do PIB este ano e comprometia-se com a sua redução ao longo da legislatura: para 2,8% em 2016, para 2,6% em 2017, para 1,9% em 2018 e para 1,5% em 2019.

No Conselho de Ministros de hoje, o Governo definiu os procedimentos a seguir para a elaboração da proposta de Orçamento do Estado para 2016 (OE2016), assumindo o compromisso de entregar o esboço do documento (‘draft budgetary plan’) a Bruxelas “até ao final do ano” e entregar as Grandes Opções do Plano “na primeira quinzena de janeiro”.

Sobre o procedimento de elaboração da proposta do OE2016, Mário Centeno deixou ainda uma crítica ao anterior Governo PSD/CDS-PP, referindo-se “ao grau de impreparação” na Administração Pública sobre este documento.

Anteriormente, o ministro das Finanças já tinha assumido que o défice de 2,7% do PIB, inscrito no Orçamento do Estado deste ano, preparado pelo anterior Governo PSD/CDS-PP, não será cumprido, devido a desvios “bastante dessiminados”, tanto do lado da despesa, como da receita.

Nesse sentido, o Governo anunciou hoje que tomará medidas adicionais, com reforço da contenção do lado da despesa, para permitir que o país possa sair no final deste ano do procedimento por défices excessivos instaurado pela União Europeia, ou seja, obter um défice de 3% no final de 2015.

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

Governo responde a Marcelo. "Não está em causa nenhum processo" para reparação do passado colonial

O Governo afirmou este sábado que “não esteve e não está em causa nenhum processo ou programa de ações específicas com o propósito” de reparação pelo passado colonial português e defendeu que se pautará “pela mesma linha” de executivos anteriores.