Fim do longo curso da TAP no Porto prejudica Portugal - Sec. Estado Comunidades

| Política
Porto Canal com Lusa

Porto, 02 dez (Lusa) -- O secretário de Estado das Comunidades, José Luís Carneiro, declarou hoje que, a confirmar-se, o fim dos voos de longo curso da TAP a partir do aeroporto do Porto seria um "grave prejuízo para o interesse nacional".

"A confirmar-se essa informação, e eu espero que não se confirme, constituiria um grave prejuízo para o interesse estratégico nacional", disse José Luís Carneiro, em declarações à Lusa, a propósito de uma informação veiculada hoje pelo presidente da Câmara do Porto que disse que a TAP pretendia acabar com os voos de longo curso a partir do aeroporto Francisco Sá Carneiro.

O secretário de Estado das Comunidades, também líder da distrital do Porto do PS, adiantou que, caso se confirme essa informação sobre as intenções da TAP, tal facto "colocaria em causa os legítimos interesses de múltiplas comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo".

"Não apenas colocaria em causa os legítimos interesses de múltiplas comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo, como também e ao mesmo tempo, o próprio equilíbrio no desenvolvimento regional no país, uma vez que o Aeroporto Francisco Sá Carneiro constitui hoje um dos mais importantes aeroportos de todo o noroeste Peninsular e não apenas ponto de chegada, mas interface de ligações internacionais".

Contactado pela Lusa, o porta-voz da companhia aérea, António Monteiro, disse desconhecer qualquer plano de pôr fim aos voos de longo curso a partir do aeroporto do Porto e sublinhou não haver decisão alguma nesse sentido.

O PS vai questionar a coligação PSD/CDS sobre se o fim dos voos de longo curso no aeroporto do Porto esteve "em cima da mesa das negociações" da privatização da TAP, revelou hoje o deputado socialista João Paulo Correia.

"A possibilidade está em estudo por parte da empresa. É obrigatório questionar o anterior governo PSD/CDS sobre se isto esteve em cima da mesa das negociações da privatização, uma vez que esta medida prejudica o interesse público", afirmou o deputado, responsável pela área dos Transportes, referindo-se a declarações feitas hoje pelo presidente da Câmara do Porto.

CCM (TDI) // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Política

Governo diz que há “muito que corrigir na política de migrações"

O ministro da Presidência, António Leitão Amaro, disse este sábado que Portugal tem “muito que corrigir na política de migrações” e que o Governo quer desenvolver um sistema de acolhimento e de integração “que seja humano e que funcione”.

Secretário-geral do PS manifesta "muita preocupação" com posição de Aguiar-Branco

O secretário-geral do Partido Socialista (PS), Pedro Nuno Santos, manifestou este sábado “muita preocupação” com a posição assumida pelo presidente da Assembleia da República (AR), José Aguiar-Branco (PSD), quanto ao que considera ser “um discurso xenófobo” do líder do Chega.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.