Detido homem armado que se entrincheirou em clínica nos Estados Unidos

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Washington, 28 nov (Lusa) -- O homem armado que esteve entrincheirado várias horas num centro de planeamento familiar no Colorado (oeste dos EUA) foi detido após ter feito pelo menos 11 feridos, informou o presidente da câmara local.

"O suspeito foi detido", declarou o responsável pela câmara da cidade de Colorado Springs, a sul de Denver, durante uma conferência de imprensa.

A polícia não revelou de imediato a identidade do suspeito, mas os seus responsáveis referiram recear que o suspeito tivesse colocado explosivos no interior do edifício.

De acordo com a polícia e fontes hospitalares, foram registados pelo menos 11 feridos no decurso desde incidente.

O agressor, um homem branco com uma espingarda de assalto, manteve uma troca de disparos com os agentes, enquanto eram retiradas do local dezenas de pessoas, informou a porta-voz da polícia local, Catherine Buckley.

O alerta foi emitido a partir dessas instalações ao meio-dia local (19:00 em Lisboa), apesar de se desconhecer se o objetivo do agressor era esse centro onde de praticam abortos, para além de numerosos serviços relacionados com a saúde reprodutiva.

Pelo menos quatro dos feridos são agentes policiais e os hospitais locais registaram nove entradas relacionadas com este incidente, apesar de ainda não terem sido anunciadas vítimas civis.

A Casa Branca referiu que o Presidente Barack Obama foi informado e acompanhou a evolução da situação, juntamente com a assessora principal de Segurança Nacional, Lisa Monaco, e a sua equipa.

Nos Estados Unidos, os centros de planeamento familiar, que praticam a interrupção voluntária da gravidez, são particularmente denegridos e frequentemente sujeitos a ameaças ou ataques de opositores radicais do aborto.

PCR // JPS

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.

Dona do TikTok garante não ter planos para vender apesar de ultimato dos EUA

A empresa chinesa ByteDance garantiu esta sexta-feira não ter intenção de vender o TikTok, apesar de Washington ameaçar proibir a plataforma de vídeos nos Estados Unidos caso não corte os laços com a China.

Acidente na Namíbia. 20 portugueses feridos, mas oito deverão regressar em breve

O Governo corrigiu esta sexta-feira para 20 o número de portugueses feridos no acidente de quarta-feira na Namíbia, indicando que oito já tiveram alta e 12 continuam internados, dos quais seis com vigilância especial.