Projeto de investigação farmacêutica Bn'ML conquista 13.º Prémio Jovem Empreendedor

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 28 mai (Lusa) -- A Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) atribuiu hoje o 13.º Prémio do Jovem Empreendedor ao projeto de investigação farmacêutica Bn'ML -- Behavioral & Molecular Lab, originário da Universidade do Minho.

Segundo adiantou à agência Lusa fonte da ANJE, a empresa "está a revolucionar o processo de desenvolvimento de novos fármacos para o tratamento de doenças psiquiátricas e neurológicas".

Na cerimónia de entrega do "mais antigo prémio promotor da iniciativa empresarial em Portugal", que decorre hoje na Casa da Música, no Porto, será ainda distinguida com uma menção honrosa a RVLP Technologies, uma 'start up' que desenvolve tecnologias aplicadas à gestão de explorações de suinicultura.

De acordo com a associação, a Bn'ML disponibiliza "serviços especializados que permitem às empresas farmacêuticas apostar e investir com maior segurança no desenvolvimento de novos compostos na área da neuropsiquiatria e neurologia", utilizando, para tal, "métodos de análise avançados para a avaliação do potencial terapêutico dos novos compostos ao nível comportamental e molecular, recorrendo a animais de laboratório que mimetizam os sintomas das doenças humanas".

O serviço permite "reduzir substancialmente o investimento em I&D perdido", lê-se no plano de negócios proposto pela equipa de cinco empreendedores que constituem a empresa.

Na base do projeto está "uma oportunidade claramente identificada no mercado: por um lado, o número crescente de pessoas com depressão e perturbações de ansiedade (20% da população ativa mundial, 38% no caso europeu) e, por outro, o facto de apenas 1/3 dos pacientes apresentar remissão total da sintomatologia após o tratamento".

Conforme salienta a ANJE, "para além de apostarem numa solução inexistente no mercado europeu, os cinco empreendedores garantem uma proposta de valor muito diferenciada daquela que existe nos EUA", já que "os fatores competitivos apresentados sustentam-se numa economia de custos ímpar e também num conjunto de recursos e técnicas de análise celular e molecular avançadas e inovadoras, como a reconstrução virtual 3D de neurónios".

A Bn'ML foi criada em janeiro de 2012, assente numa ideia de negócio surgida durante os trabalhos desenvolvidos pela equipa, desde 2006, no Instituto Investigação de Ciências da Vida e da Saúde da Universidade do Minho (ICVS).

Os seus membros - António Pinheiro, Patrícia Carvalho, Luísa Pinto, João Peixoto e Nuno Sousa -- têm entre 23 e 43 anos.

Distinguida com uma menção honrosa no âmbito do Prémio do Jovem Empreendedor, a RVLP Technologies desenvolveu um conjunto de soluções que irão automatizar procedimentos básicos na suinicultura, tais como a identificação de animais, a deteção e monitorização de partos, o controlo do ciclo reprodutor suíno e a higienização no interior da exploração.

Segundo a ANJE, "a todas estas soluções soma-se ainda um 'software' de controlo que possibilita a gestão e supervisão total da exploração, estando inclusivamente disponível em versão 'mobile'".

Criado em 1998, o Prémio do Jovem Empreendedor visa distinguir e valorizar projetos 'seed capital' (ideias/protótipos que se podem tornar empresas) ou empresas em estádios iniciais de desenvolvimento que se destaquem na área do empreendedorismo e inovação.

Apoiada pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), a iniciativa atribui um prémio de 30 mil euros ao melhor projeto apresentado a concurso, a aplicar no desenvolvimento do projeto.

Adicionalmente, a ANJE atribui ao vencedor um conjunto integrado de apoios avaliado em 10 mil euros e que inclui um ano de incubação numa das infraestruturas da rede de incubação da associação, suporte promocional, oferta de uma pós-graduação promovida pela área de formação da associação e acesso a instrumentos e programas de incentivo financeiro e de suporte da atividade empresarial.

PD // PDF

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.