Nova erupção de vulcão indonésio leva 10.000 pessoas a fugir

| Mundo
Porto Canal / Agências

Karo, Indonésia, 17 set (Lusa) - O vulcão indonésio Sinabung voltou hoje a entrar em erupção, lançando cinzas a três quilómetros de altura e levando dez mil habitantes a fugir, disseram fontes oficiais.

O Sinabung, situado no norte da ilha de Samatra (noroeste) já tinha entrado em erupção no domingo, pouco antes do amanhecer, projetando cinzas e rochas incandescentes sobre as aldeias mais próximas.

Ao meio-dia de hoje (hora local), uma nova erupção foi ouvida a dezenas de quilómetros de distância e lançou uma espessa coluna de cinzas até três quilómetros de altura, disse à agência noticiosa francesa AFP Hendra Gunawan, vulcanólogo que vigia o Sinabung.

Pelo menos "9.420 pessoas" foram retiradas da zona desde domingo, afirmou um porta-voz das autoridades locais, Robert Peranginangin.

Ruas, casas e florestas ficaram cobertas de cinzas cinzentas. Para se protegerem, os residentes estão a usar máscaras e chapéus de chuva.

As companhias aéreas foram avisadas, mas nenhum voo foi suspenso, acrescentou o porta-voz do Ministério dos Transportes, Bambang Ervan.

O Sinabung, adormecido há quase um século, tinha já 'acordado' em agosto e depois em setembro de 2010, forçando à fuga de 12.000 pessoas da região.

A Indonésia situa-se no chamado "anel de fogo" do Pacífico, de forte atividade sísmica e vulcânica, e abriga dezenas de vulcões ativos.

Um dos mais perigosos, o Mérapi, na ilha central de Java, causou mais de 350 mortos durante uma série de erupções em 2010.

EJ // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.

Dona do TikTok garante não ter planos para vender apesar de ultimato dos EUA

A empresa chinesa ByteDance garantiu esta sexta-feira não ter intenção de vender o TikTok, apesar de Washington ameaçar proibir a plataforma de vídeos nos Estados Unidos caso não corte os laços com a China.

Acidente na Namíbia. 20 portugueses feridos, mas oito deverão regressar em breve

O Governo corrigiu esta sexta-feira para 20 o número de portugueses feridos no acidente de quarta-feira na Namíbia, indicando que oito já tiveram alta e 12 continuam internados, dos quais seis com vigilância especial.