PS foi o partido que conquistou mais mandatos em 2009 - DGAI

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 14 set (Lusa) -- O PS é o partido com mais mandatos nos órgãos autárquicos, no total dos mais de 57 mil autarcas no país, indica um estudo da Direção Geral de Administração Interna (DGAI).

De acordo com o levantamento da DGAI relativo ao "Perfil do Autarca -- Caracterização dos Eleitos Locais 2009", das autárquicas anteriores saíram 57.396 eleitos para as câmaras, assembleias municipais, juntas e assembleias de freguesia. Neste estudo, foram apurados os dados de 50.637 autarcas, 88,2% do total.

O PS é o partido que conquistou mais mandatos (39% do total analisado), sendo apenas ultrapassado pelos sociais-democratas na presidência de juntas de freguesia. A coligação entre PCP e Verdes (CDU) foi a terceira força política mais votada, com 7% do total de votos, seguida do CDS-PP, que obteve 2,2% dos mandatos e do Bloco de Esquerda (0,7%).

O conjunto das forças políticas designadas no estudo como "Outros" tem maior representatividade nos órgãos de freguesia e abrange 16,4% dos eleitos apurados.

Quanto à distribuição territorial, o PS tem maioria nos quatro órgãos autárquicos nos distritos de Beja, Braga, Évora, Faro, Lisboa, Portalegre, Porto, Santarém e Açores. O PSD lidera em Aveiro, Leiria e Madeira. A CDU tem a maioria dos eleitos no distrito de Setúbal.

Quanto ao perfil dos autarcas, a idade média do total dos eleitos é de 45 anos e "a esmagadora maioria dos eleitos locais são homens", revela o estudo.

Quanto às profissões, domina o "pessoal administrativo e similares, pessoal dos serviços e vendedores" com 17,6%, imediatamente seguidos dos "especialistas das profissões intelectuais e científicas" (16,4%). Os "operários, artífices e operadores de máquinas" são 13,9% dos autarcas.

No entanto, sublinha a DGAI, "a estrutura socioprofissional dos eleitos locais de 2009 continua a diferir consoante o órgão para o qual foram eleitos": nas câmaras e assembleias municipais predominam os "especialistas das profissões intelectuais e científicas", enquanto os representantes dos órgãos de freguesia se dividem entre as duas outras categorias.

O estudo ressalva o caso dos eleitos da CDU, que "registam um valor bastante acima da média nacional" na categoria socioprofissional de "operários, artífices e operadores de máquinas", tanto nas câmaras como nas freguesias.

Os dados analisados pela DGAI tiveram origem, pela primeira vez, num formulário 'online', que esteve acessível entre novembro de 2009 e durante todo o ano de 2010. O estudo dá continuidade aos levantamentos elaborados desde 1982 e publicados periodicamente desde então.

As eleições autárquicas realizam-se a 29 de setembro.

JH // ROC

Lusa/fim

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.