Volkswagen recolhe 8,5 milhões de carros com motores manipulados na União Europeia

Volkswagen recolhe 8,5 milhões de carros com motores manipulados na União Europeia
| Economia
Porto Canal

O grupo alemão Volkswagen indicou hoje que vai chamar à revisão 8,5 milhões de veículos equipados com motores manipulados, na União Europeia (UE), a partir de janeiro de 2016.

O anúncio da Volkswagen segue-se à decisão do regulador alemão, KBA, de ordenar ao grupo a recolha dos 2,4 milhões de carros afetados na Alemanha.

O grupo vai contactar os clientes e informá-los diretamente.

No comunicado divulgado, a Volkswagen garante que os veículos equipados com o motor fraudulento são absolutamente seguros e podem continuar a ser utilizados até estarem de acordo com as normas, reiterando que a reparação é gratuita para os proprietários das viaturas.

A Agência de Proteção do Meio Ambiente dos Estados Unidos acusou no passado dia 18 de setembro a Volkswagen de falsear o desempenho dos motores em termos de emissões de gases poluentes através de um 'software' incorporado em veículos a diesel.

Dias depois, a Volkswagen reconheceu ter falseado os dados e anunciou que mais de 11 milhões de carros em todo o mundo têm equipamento que permite alterar o desempenho dos motores em termos de emissões para a atmosfera.

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.