Encontros da Imagem de Braga estendem-se a Lisboa e ao Porto

| Norte
Porto Canal / Agências

Lisboa, 28 mai (Lusa) - Os Encontros da Imagem, festival internacional dedicado à fotografia, que decorrerá em setembro em vários espaços de Braga, terá este ano extensões em galerias de Lisboa e do Porto, anunciou a diretora, Ângela Ferreira.

A 24ª edição dos Encontros da Imagem, que terá como tema "o amor e a família", decorrerá de 13 de setembro a 27 de outubro, contando com a participação, em Lisboa, da Galeria das Salgadeiras e da Galeria Belo-Galsterer.

A Galeria das Salgadeiras acolhe a exposição "Revolução", de Jaime Vasconcelos, artista que explora a imagem e a pintura, e comissaria a exposição de Paulina Pimentel, "Jovens de Atenas", na Galeria Boavista.

A Galeria Belo-Galsterer recebe a exposição individual da australiana Mel O'Callaghan.

No Porto, o Espaço Mira acolherá a exposição "Retratos de família", do fotojornalista Nelson d'Aires, feita com a bolsa Estação Imagem Mora.

"Os Encontros da Imagem são uma plataforma para incentivar a criação fotográfica", afirmou Ângela Ferreira, hoje em Lisboa, sublinhando ser importante que o festival se estenda à capital, onde "o foco fotográfico se tem revelado interessante".

Haverá ainda uma ligação com o Brasil, por via das iniciativas do Ano de Portugal no Brasil e de uma parceria com os Encontros de Agosto, no nordeste brasileiro.

Depois da "Juventude", que marcou a edição de 2012, o tema deste ano dos Encontros da Imagem é "O amor e a família", "o amor na sua transversalidade, o que nos une e nos separa num tempo acelerado nas relações humanas", descreveu Ângela Ferreira.

Em Braga, os Encontros de Imagem decorrerão em mais de uma dezena de espaços de Braga, nomeadamente o Mosteiro de Tibães, a Casa dos Crivos e o Museu Nogueira da Silva, com a participação de 11 autores.

Haverá uma mostra sobre álbuns de família dos anos 1930 e um concurso internacional - subordinado ao tema "A grande história de amor" - com fotografias tiradas apenas com telemóveis e publicadas através da rede Instagram, na Internet.

Pela quarta vez, os Encontros da Imagem acolhem ainda o Grande Prémio de Fotografia "Emergentes DST", de 7.500 euros, que distinguirá o melhor portefólio de fotografia contemporânea.

A escolha do vencedor será feita em Braga, depois de dois dias de contactos entre o júri, formado por um painel nacional e internacional de especialistas, e os candidatos.

SS // GC.

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.

UNIR reforça rede em Gondomar com três novas linhas

Gondomar vai ter, a partir de 2 de maio, todas as linhas da rede UNIR previstas em funcionamento. Vai ser o primeiro concelho da Área Metropolitana do Porto nessa situação, com a entrada em circulação das linhas 8033, 8034 e 8040, escreve esta sexta-feira o Jornal de Notícias.