Explosões na Turquia resultaram de ataque terrorista

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Ancara, 10 out (Lusa) - A dupla explosão que provocou hoje, pelo menos, 20 mortos e uma centena de feridos junto à principal estação ferroviária da capital turca, Ancara, foi causada por um atentado "terrorista", segundo uma fonte governamental.

"Suspeitamos de ligações terroristas", declarou à agência noticiosa AFP um responsável governamental que pediu para não ser identificado.

Os balanços provisórios estão a ser difundidos pela cadeia televisiva turca NTV.

No local da explosão deveria realizar-se esta tarde uma manifestação a favor da paz, organizada por sindicatos e partidos políticos de esquerda, entre os quais o principal partido pró-curdo do país, o Partido Democrático do Povo (HDP).

"Ouvimos uma explosão grande e outra mais pequena e houve um grande movimento de pânico, depois vimos os corpos que enchiam a praça em frente à estação", disse à AFP Ahmet Onen, um reformado de 52 anos que fugiu do local juntamente com a mulher.

"Uma manifestação destinada a promover a paz transformou-se num massacre, não compreendo", acrescentou.

A dupla explosão aconteceu três meses depois de um atentado suicida, atribuído ao grupo jihadista do Estado Islâmico, que fez 32 mortos entre os militantes da causa pró-curda.

RCR// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.