Culpados da violação coletiva de estudante em Nova Deli conhecem penas dia 13

| Mundo
Porto Canal / Agências

Nova Deli, 11 set (Lusa) - Os quatro homens considerados culpados da violação coletiva e morte de uma estudante em Nova Deli conhecem na sexta-feira as penas a que são condenados, anunciou hoje o juiz Yogesh Khanna, que preside ao tribunal.

Os quatro homens, acusados do ataque à jovem num autocarro em Nova Deli em dezembro, foram considerados culpados da violação coletiva e da morte da estudante na terça-feira e incorrem na pena de morte.

Durante a audiência de hoje, acusação e defesa trocaram argumentos sobre a pena a aplicar aos réus.

O procurador Dayan Krishnan pediu a pena capital, argumentando que "a pena apropriada não pode ser outra senão a morte".

A estudante, de 23 anos, foi brutalmente agredida, violada, e atirada para fora de um autocarro por seis indivíduos em Nova Deli a 16 de dezembro. O amigo que a acompanhava também foi agredido e a jovem acabou por morrer no hospital, duas semanas mais tarde, devido a lesões internas.

Um dos seis suspeitos morreu na prisão e outro, que era menor de idade na altura dos acontecimentos, foi considerado culpado por um tribunal de menores no final de agosto e condenado a três anos de prisão.

O caso desencadeou uma onda de protestos na Índia. Milhares de pessoas exigiram uma tomada de consciência sobre a forma como as mulheres são tratadas no país e denunciaram a apatia da polícia e da justiça em relação às vítimas.

Depois de meses de manifestações em massa, o parlamento indiano reforçou as leis que punem os crimes sexuais.

A Índia prevê a pena de morte para certos crimes, mas as execuções são raras. Em 2004, um homem de 39 anos foi executado pela violação e morte de uma adolescente de 14 anos.

FPA // MLL

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.

Dona do TikTok garante não ter planos para vender apesar de ultimato dos EUA

A empresa chinesa ByteDance garantiu esta sexta-feira não ter intenção de vender o TikTok, apesar de Washington ameaçar proibir a plataforma de vídeos nos Estados Unidos caso não corte os laços com a China.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.