João Moutinho marcou terceiro golo por Portugal, quatro anos e um dia depois

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Braga, 08 out (Lusa) - Cristiano Ronaldo, Tiago e Ricardo Carvalho foram dispensados da seleção portuguesa de futebol e vão falhar o encontro de domingo na Sérvia, que encerra o grupo I de apuramento para o Euro2016, revelou hoje Fernando Santos.

Entretanto, a Federação Portuguesa revelou já que o defesa dos franceses do Nice Ricardo Pereira, uma estreia em convocatórias, e o avançado do Sporting de Braga Rui Fonte foram os jogadores chamados por Fernando Santos para integrarem a comitiva na deslocação à Sérvia.

Em conferência de imprensa após o triunfo sobre a Dinamarca (1-0), em Braga, que assegurou a qualificação para o Europeu do próximo ano, o selecionador português anunciou as dispensas e a intenção de chamar dois novos jogadores para a viagem a Belgrado.

"Já estava pensado há algum tempo que se vencêssemos hoje, que no próximo jogo [Sérvia, que é importante e queremos vencer], haveria mudanças, até porque reconhecemos que, neste momento da época, seria um pouco cansativo para alguns atletas e quero ver e trabalhar com outros jogadores, pelo que vão sair da convocatória o Cristiano Ronaldo, o Tiago e o Ricardo Carvalho e vou chamar dois jogadores", afirmou Fernando Santos na altura.

Ronaldo, Tiago e Ricardo Carvalho foram titulares e realizaram os 90 minutos frente à Dinamarca, num jogo em que Portugal garantiu também o primeiro lugar do grupo I.

Na despedida do agrupamento, a seleção lusa defronta no domingo a Sérvia, no Estádio FK Partizan, num duelo agendado para as 18:00 (17:00 horas de Lisboa).

LG/GYS // VR

Lusa/fim

Redação, 08 out (Lusa) -- O médio João Moutinho marcou hoje apenas o seu terceiro golo com a camisola da seleção portuguesa de futebol e o mais importante, já que valeu a vitória sobre a Dinamarca (1-0) e o apuramento para o Europeu2016.

Quatro anos e um dia após o último tento, o jogador do Mónaco materializou o triunfo sobre os nórdicos aos 66 minutos, no Estádio Municipal de Braga, naquele que foi o seu 80.º encontro ao serviço da formação das 'quinas'.

João Moutinho apontou o seu primeiro golo por Portugal ao 13.º jogo, quando ainda alinhava no Sporting, o seu clube de formação, que representou até 2009/10.

A 31 de maio de 2008, no Estádio do Fontelo, em Viseu, o então jovem jogador 'leonino' inaugurou o marcador aos 19 minutos, frente à Geórgia. Simão Sabrosa marcaria o 2-0 final aos 45, na transformação de uma grande penalidade.

Depois desse tento, num embate particular de preparação para o Europeu de 2008, João Moutinho só voltou a faturar a 07 de outubro de 2011, na sua segunda época pelo FC Porto e ao seu 37.º encontro como internacional 'AA'.

Precisamente no Estádio do Dragão, no Porto, o '8' luso apontou o quarto golo de Portugal frente à Finlândia, em encontro do Grupo H de apuramento para o Europeu de 2012.

Nani, aos 13 e 21 minutos, e Hélder Postiga, aos 44, colocaram Portugal a vencer por 3-0 ao intervalo, mas, no início da segunda metade, um 'bis' de Hallgrímur Jonasson (48 e 68) fez perigar a vitória lusa.

João Moutinho 'descansaria', porém, o Dragão, com um golo aos 81 minutos, para, aos 87, o agora benfiquista Eliseu, que hoje não saiu do banco, rubricar o 5-3 final.

Volvidos quatro anos e um dia, o médio que agora alinha no Mónaco apontou hoje o seu terceiro tento pela seleção 'AA', juntando-se, entre outros, no 68.º posto da hierarquia dos goleadores lusos, a Tiago, Pepe e Miguel Veloso.

A tabela é liderada por Cristiano Ronaldo, que soma 55 golos, contra 47 de Pauleta e 41 do 'rei' Eusébio.

PFO // PFO

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

André Villas-Boas: "Lutaremos juntos por este clube"

A tomada de posse dos Órgãos Sociais eleitos para o quadriénio 2024-2028 oficializou André Villas-Boas enquanto 32.º presidente do FC Porto. No discurso de encerramento da cerimónia de investidura, que teve lugar na “mesma sala” em que havia sido apresentado como treinador aos 32 anos, o novo líder máximo descreveu um momento de “orgulho”, “emoção e reconhecimento” por encabeçar a Direção de “uma instituição fundamental para o crescimento cultural e social da cidade, da região e do país, um porta-estandarte dos valores e ideais das suas gentes”.

FC Porto: Bilhetes para a final da Taça de Portugal disponíveis esta quarta-feira

FC Porto enfrenta o Sporting a 26 de maio no Estádio do Jamor.

Surpresa em Paris. Dortmund garante final da Champions 11 anos depois

O Borussia Dortmund bateu esta terça-feira o Paris Saint-Germain, na casa dos franceses, por 1-0 na segunda mão da meia-final da Liga dos Campeões e carimbou o lugar na final de 1 junho no Estádio Wembley, em Londres.