Svetlana Aleksievitch junta Prémio a outras distinções

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Redação, 09 out (Lusa) - A escritora Svetlana Aleksievitch, de 67 anos, hoje distinguida com o Nobel da Literatura, já recebeu, entre outros, o Prémio da Paz Erich Maria Remarque, da Alemanha, em 2001, e o Prémio Nacional da Crítica, dos Estados Unidos, em 2006.

A autora bielorussa foi distinguida com o Prémio Médicis Ensaio, em 2013, pela obra "O fim do homem soviético", publicada este ano, em Portugal, pela Porto Editora.

Uma outra obra de Svetlana Aleksievitch, "Vozes de Chernobyl" (título provisório), está prevista ser editada no próximo ano pela editora Elsinore.

Fonte da Elsinore adiantou hoje à Lusa, que, "dada a surpresa do Nobel, provavelmente ir-se-á antecipar a sua publicação".

Em comunicado divulgado hoje, a Porto Editora, por seu turno, realça que Svetlana Aleksievitch é "considerada uma das autoras mais prestigiadas a escrever sobre a URSS [União das Repúblicas Socialistas Soviéticas], [e] os seus trabalhos têm recebido uma enorme aceitação por parte da crítica".

Os seus livros estão traduzidos em 22 línguas e alguns foram já adaptados a peças de teatro e documentários.

Nascida sob bandeira soviética, em Ivano-Frankovsk, na Ucrânia, Svetlana Aleksievitch é filha de um militar bielorrusso e mãe ucraniana. Entre 1967 e 1972, a autora estudou jornalismo na Universidade de Minsk.

Segundo a Academia Sueca, "devido às suas posições críticas, foi obrigada, após a licenciatura, a trabalhar num jornal regional na cidade bielorrussa de Brest, junto da fronteira com a Polónia".

Mais tarde, Aleksievitch conseguiu voltar para Minsk, onde trabalhou na Sel'skaja Gazeta, segundo a Academia.

NL // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.