Svetlana Aleksievitch traçou a "história da alma" pós-soviética - Academia

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Estocolmo, 08 out (Lusa) - A jornalista bielorrussa Svetlana Aleksievitch, Nobel da Literatura 2015, é uma "escritora extraordinária" que traçou uma "história da alma" do período pós-soviético, afirmou hoje a secretária permanente da Academia Sueca, Sara Danius.

Numa declaração divulgada pela Academia, a nova secretária permanente afirmou que Svetlana Aleksievitch, de 67 anos, "esteve ocupada nos últimos trinta ou quarenta anos a mapear o indivíduo [do período] pós-soviético".

"Não se trata de uma história sobre acontecimentos, mas sobre emoções", afirmou Sara Danius, sublinhando que os temas retratados por Svetlana Aleksievitch, como o desastre nuclear de Chernobyl, são "pretextos para conhecer o indivíduo soviético e pós-soviético".

Da autora está publicado em Portugal o livro "O fim do homem soviético -- um tempo de desencanto", que saiu este ano pela Porto Editora.

Na história do Nobel da Literatura somam-se agora 14 mulheres distinguidas com o galardão, sete delas nos últimos 25 anos.

A mais recente foi a escritora canadiana Alice Munro, em 2013, antecedida da alemã de origem romena Herta Müller, em 2009, da britânica Doris Lessing, em 2007, da austríaca Elfriede Jelinek, em 2004, da norte-americana Toni Morrison, em 1993, e da sul-africana Nadine Gordimer, em 1991.

A poetisa alemã Nelly Sachs, em 1966, a chilena Gabriela Mistral, em 1945, a romancista norte-americana Pearl S. Buck, em 1938, a escritora norueguesa Sigid Undset, em 1928, e a italiana Grazia Deledda, em 1926, foram as anteriores.

A sueca Selma Lagerlöf, autora de "A maravilhosa viagem de Nils Holgersson", foi a primeira mulher distinguida com o Nobel da Literatura, em 1909.

SS // MAG

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.