Volkswagen apresenta pedido de desculpas público na Coreia do Sul

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Seul, 08 out (Lusa) -- A Volkswagen apresentou hoje um pedido de desculpas público aos clientes sul-coreanos devido à manipulação das emissões poluentes dos seus automóveis e comprometeu-se a estudar a possibilidade de recolher veículos.

"Apresento as minhas sinceras desculpas por ter traído a confiança dos clientes", afirmou o presidente da Volkswagen Coreia, Thomas Kuehl, em comunicado.

O empresário deve ser hoje ouvido pelos deputados sul-coreanos devido ao escândalo da manipulação dos resultados das emissões poluentes pelos carros da marca, segundo a emissora pública KBS.

O grupo alemão equipou 11 milhões de veículos em todo o mundo com um 'software' capaz de manipular os resultados dos testes às emissões poluentes, de modo a fazer os carros passarem por mais 'verdes' do que realmente são.

O ministério sul-coreano do Ambiente anunciou na semana passada ter recebido uma carta oficial da empresa indicando que prevê recolher 120 mil veículos no país.

ISG // MP

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.