Tusk felicita Passos Coelho e deseja estabilidade política nos país

| Política
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 07 out (Lusa) -- O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, felicitou hoje o primeiro-ministro Pedro Passos Coelho pela sua vitória nas eleições legislativas do passado domingo, e fez votos para que, nos próximos anos, "Portugal beneficie de estabilidade política".

Numa mensagem de felicitações dirigida a Passos Coelho e hoje divulgada, Tusk sustenta que "os recentes resultados económicos de Portugal e estas eleições mostram que o ambicioso programa de reformas e as medidas que o seu governo adotou nos últimos quatro anos para garantir finanças públicas sãs deram frutos".

Afirmando esperar que Portugal beneficie da necessária "estabilidade política para fazer face aos desafios que há pela frente", o presidente do Conselho Europeu diz ainda esperar que, sob a liderança de Passos Coelho, "Portugal continue a contribuir para o desenvolvimento da União Europeia" e aponta como prioridades "uma sólida recuperação económica que crie emprego e prosperidade", a concretização da união monetária, e uma "resposta firme aos desafios decorrentes da migração e das ameaças geopolíticas".

"É com grande prazer que espero continuar a trabalhar em estreita colaboração consigo", conclui, lembrando que o próximo encontro terá lugar já na próxima semana, por ocasião da cimeira de chefes de Estado e de Governo da UE prevista para 15 e 16 de outubro, em Bruxelas.

A coligação formada por PSD e CDS-PP venceu com 38,55% dos votos (o que representa 104 deputados), tendo perdido a maioria absoluta, e o PS foi o segundo partido mais votado, com 32,38% (85 deputados), estando ainda por atribuir quatro assentos na futura Assembleia da República, referentes aos círculos da emigração.

ACC // SMA

Lusa/fim

+ notícias: Política

Governo responde a Marcelo. "Não está em causa nenhum processo" para reparação do passado colonial

O Governo afirmou este sábado que “não esteve e não está em causa nenhum processo ou programa de ações específicas com o propósito” de reparação pelo passado colonial português e defendeu que se pautará “pela mesma linha” de executivos anteriores.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".